SóProvas


ID
3141811
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O pesquisador Auerbach, em 1941, constatou que o gás mostarda provocava mutações em Drosophila melanogaster. Foi o primeiro a demonstrar a existência de mutagênese química induzida. Apesar da implicação dessa descoberta na área da saúde, a preocupação com a exposição humana aos mutágenos químicos somente se iniciou nos anos 60, devido ao avanço industrial pós-guerra, que fez com que houvesse a necessidade de se controlar a enorme quantidade de produtos lançados no ambiente.


O breve relato histórico relaciona-se ao início do desenvolvimento da área específica

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    Genotoxicidade é a capacidade que algumas substâncias têm de induzir alterações no material genético de organismos a elas expostos, e essas alterações são responsáveis pelo surgimento de cânceres e doenças hereditárias.

    Fonte: http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/senior/resumos/resumo_1406.html

  • A questão aborda o gás mostarda que provocava mutações em uma espécie de mosca, com uma mutagênese química induzida que criou uma necessidade de controle dos produtos que são lançados no ambiente pela preocupação com a exposição humana. A mutagênese é o processo de gerar mutações genéticas, ocorrendo de forma espontânea ou induzida. O monitoramento ambiental trabalha com coleta de dados e acompanhamento, identificando e avaliando recursos naturais. O controle biológico consiste no controle de pragas agrícolas e insetos transmissores de doenças utilizando inimigos naturais (insetos, bactérias, vírus, entre outros). A ecotoxicologia pode ser entendida com a junção de ecologia e toxicidade, estudando os efeitos das substâncias químicas sobre os organismos vivos, avaliando a toxicidade nesses organismos. A genotoxicidade ambiental se refere às propriedades de produtos químicos capazes de causar danos ao material genético no interior das células, podendo causar mutações. Os bioindicadores (indicadores biológicos) são usados para analisar aspectos importantes de um ecossistema, como alterações sazonais e antrópicas. O relato histórico tem relação com uma necessidade de controle dos produtos lançados no ambiente, para que não ocorra a mutagênese (alteração no DNA). (Ramos, Nilza P.; Junior, Ariovaldo L. Monitoramento Ambiental. Disponível em http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-d.... Acesso em março de 2021)


    O breve relato histórico relaciona-se ao início do desenvolvimento da área específica 


    a) do monitoramento ambiental. O monitoramento realiza a coleta de dados para identificar e avaliar os recursos naturais. Incorreta.

    b) do controle biológico ambiental. O controle ambiental utiliza inimigos naturais (insetos ou microrganismos) para controle de pragas e transmissores de doenças. Incorreta.

    c) da ecotoxicidade ambiental. A ecotoxicidade estuda os efeitos de substâncias químicas nos organismos. Incorreta.

    d) da genotoxicidade ambiental. A genotoxicidade se caracteriza pela capacidade de produtos químicos alterarem o material genético, gerando mutações (mutagênese). CORRETA. 

    e) dos indicadores biológicos ambientais. Os bioindicadores são seres utilizados para medir a qualidade ambiental. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra D.