SóProvas


ID
31447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em seu primeiro governo (1930-1945), Getúlio Vargas concebeu
o desenvolvimento do Brasil pela via da industrialização. Acerca
desse assunto, julgue (C ou E) os próximos itens.

Nessa fase da industrialização, tendo outras prioridades, Getúlio Vargas não cuidou dos direitos trabalhistas.

Alternativas
Comentários
  • INICIA AINDA NO SEU GOVERNO PROVISÓRIO ATRAVÉS DA LEI DE SINDICALIZAÇÃO A APROXIMAÇÃO DO EXECUTIVO NACIONAL COM O OPERARIADO URBANO INDUSTRIAL BRASILEIRO,DANDO INICIO AS LEIS TRABALHISTAS NO PAÍS!
  • Basta dizer que a CLT é de 1943.
  • ERRADO

    Getúlio Vargas, pais dos pobres, mãe dos ricos, foi o responsável pela promulgação da CLT. Consolidação das Leis do Trabalho de 1943. A CLT é o texto legal que até hoje rege as relações do trabalho no Brasil. Ela disciplina os contratos de emprego entre empregados e empregadores - empresas. O Getúlio determinou a reunião de todas as leis que tratavam de Direito do Trabalho na época e mandou compilá-las (reuni-las) num só texto, que foi a CLT. Era uma época de grandes lutas sociais, com sindicatos muito atuantes e disputas fortes entre patrões e empregados. A consciência da classe trabalhadora estava começando a surgir e Getúlio Vargas editou a CLT como forma de regular essas relações sociais. Tornou obrigatório o registro do contrato de trabalho em carteira, férias, décimo terceiro, indenização do tempo de serviço, entre muitos outros direitos que os trabalhadores tem at
    é hoje
  • No chamado “Estado de Compromisso”, Getúlio Vargas incorporou a função de intermediador dos interesses dos vários grupos que atuavam na esfera política. 

    O presidente, ao longo de sua administração, assumiu o papel de intermediador político neutro e capaz de se colocar acima dos possíveis antagonismos que poderiam organizar a vida da nação. Abraçado pelo grande apoio das massas, a liderança personalista de Vargas se tornou mais significativa do que as tendências político-partidárias.

  • ERRADO

    "O governo Vargas procurou, sem dúvida, dar reconhecimento ao trabalhador, mesmo porque nossa tradição escravocrata tinha no trabalho uma atividade pouco nobre. Ao fazer esse reconhecimento mediante uma legislação urbana, fortalecia um projeto político e introduzia a cultura dos direitos via Estado.

    A partir de 1930, com a criação do Ministério do Trabalho, e até 1943, com a CLT, o país andou rápido na confecção de leis sociais e na vigilância para que fossem cumpridas."

    D'ARAUJO, Maria Celina. Estado, classe trabalhadora e políticas sociais. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. N. (orgs.). O Brasil republicano 2: O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo: segunda república (1930-1945). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019. Cap. 7

  • A CLT foi sancionada por Getúlio Vargas.