As Eleições gerais no Paraguai em 2018 foram realizadas em 22 de abril. Foi o sétimo pleito geral no país desde o golpe de estado que pôs fim à ditadura de Alfredo Stroessner, em fevereiro de 1989.
Havia 10 candidatos à presidência do país. A imprensa brasileira destacou que o clima das eleições era morno e que a população demonstrou pouco entusiasmo além de bem pouca mobilização. As eleições às quais estavam inscritos 4,2 milhões de cidadãos, foram supervisionadas por missões de observação da União Europeia e da Organização de Estados Americanos.
Os dados necessários ao conhecimento do tema : eleições no Paraguai em 2018, são acessíveis através da imprensa escrita e digitada, como é mais comum quando se trata de história do tempo presente. É uma questão de memorização e o que se pede é a identificação do candidato vencedor Mário Adbo Benitez.
A) INCORRETA- A ligação política de Abdo Benitez não é com a esquerda e sim com a direita. Além disso não é um líder de origem popular.
B) INCORRETA- O vencedor das eleições é oriundo do grupo que controla a vida política do Paraguai há quase 70 anos e, é de centro direita. Pode, no entanto, ser considerado um politico mais tradicional.
C) INCORRETA- Abdo Benitez não é defensor da reforma agrária tampouco dos povos nativos strictu sensu.
D) CORRETA – É correto definir Abdo Benitez como um jovem político conservador que tem ligações com a ditadura anteriormente vigente no Paraguai já que seu pai, Mario Abdo, era o secretário particular do ex-presidente Stroessner.
E) INCORRETA- Embora tenha uma postura política mais voltada para uma posição conservadora, Abdo Benitez não é religioso nem declarado “ defensor do conservadorismo moral"
Gabarito do Professor: Letra D.