NBC TA 230 (R1) – DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA
A. A23. A NBC PA 01, item 47, requer que as firmas estabeleçam políticas e procedimentos para a retenção da documentação de trabalhos. O período de retenção para trabalhos de auditoria geralmente não é inferior a 5 anos a contar da data do relatório do auditor ou, se posterior, da data do relatório do auditor do grupo (NBC PA 01, item A61). É o auditor!
__________________________________________________________________________________________________
B. 8. O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda:
(b) os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida;
_____________________________________________________________________________________________________
C. A3. A documentação de auditoria pode ser registrada em papel, em formatos eletrônicos ou outros.
_____________________________________________________________________________________________________
D. Pasta de papéis permanentes - contém as informações utilizáveis em bases permanentes. O conteúdo dessa pasta necessita ser examinado e atualizado antecipadamente à execução do trabalho em curso, removendo e eliminando todo o material obsoleto ou superado. Ex.: contrato social ou estatuto da entidade.
Pasta de papéis em correntes – contém informações utilizáveis somente para o trabalho em curso. Ex.: extrato bancário.
____________________________________________________________________________________________________
E.
5. O objetivo do auditor é preparar documentação que forneça:
(a) registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor; e
(b) evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis.
Gab. A
Propriedade da documentação do trabalho A63. A documentação do trabalho é de propriedade da firma. A firma pode, a seu critério, disponibilizar partes ou trechos da documentação do trabalho aos clientes, desde que essa divulgação não prejudique a validade do trabalho realizado ou, no caso de trabalhos de asseguração, a independência da firma ou do seu pessoal.
A pegadinha reside no seguinte: os documentos entregues ao auditor para auditoria são de propriedade da empresa auditada, ou seja do cliente. Agora os documentos gerados pelo auditor a partir dos procedimentos de auditoria feitos geram os "papeis de trabalho", que são de propriedade exclusiva do auditor.