SóProvas


ID
314695
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No processo de implementação inicial das novas normas contábeis no ativo imobilizado, deve a empresa

Alternativas
Comentários
  • Item correto, "D".

    ICPC 10


    28. Considerando o impacto que a adoção desta Interpretação pode trazer no resultado (lucro ou prejuízo) futuro da entidade, por conta do aumento da despesa de depreciação, exaustão ou amortização no exercício da adoção inicial e seguintes, é necessário que a administração divulgue em nota explicativa a política de dividendos que será adotada durante a realização de toda a diferença gerada pelo novo valor.

    (e ainda)

    41. As demonstrações contábeis deverão conter nota explicativa relacionada à avaliação da estimativa de vida útil e do valor residual dos bens. Essa nota explicativa deve especificar:

     
    (a) as premissas e os fundamentos que foram utilizados para proceder à avaliação e à estimativa das vidas úteis e determinação do valor residual;
     
    (b) as bases da avaliação e os avaliadores;
     
    (c) as datas e o histórico (descrição) da avaliação;

    (d) o sumário das contas objeto da avaliação e os respectivos valores;

    (e) o efeito no resultado do exercício, oriundo das mudanças nos valores das depreciações;

    (f) a taxa de depreciação anterior e a atual.
  • Segue comentários do Professor Luciano Rosa sobre a questão (recomendo):


    Comentários

    Vamos analisar as alternativas:

    (A) atribuir valor justo para o mesmo ativo, sempre que ele estiver a custo zero.
    Alternativa INCORRETA. A atribuição do valor justo para os ativos (deemed cost) pode ser feita apenas uma vez, na adoção inicial das novas normas.

    (B) contabilizar, na atribuição de custos aos ativos (deemed cost), como contrapartida uma conta de resultado, para compensar os ajustes decorrentes da nova depreciação.
    Alternativa INCORRETA. No processo de implementação inicial das novas normas contábeis no ativo imobilizado, a empresa pode atribuir aos ativos o valor justo (deemed cost), mas a contrapartida será na conta Ajuste de Avaliação Patrimonial, no Patrimônio Líquido, e não no Resultado. Além disso, o objetivo não é “compensar os ajustes decorrentes da nova depreciação”, mas sim atribuir o valor justo aos bens que apresentem valor contábil substancialmente inferior ou superior ao valor justo.

    (C) estabelecer novas taxas de depreciação, em conformidade com a vida útil e os benefícios econômicos e fiscais que se espera que o bem gere e mantê-los por período mínimo de 5 anos.
    Alternativa INCORRETA. A entidade deve revisar a vida útil e o valor residual (e portanto as taxas de depreciação) no mínimo anualmente.

    (D) evidenciar, em nota explicativa, qual será a política de dividendos a ser adotada, no período em que os resultados forem afetados pelas diferenças geradas pela depreciação do novo custo atribuído.
    Alternativa CORRETA.
    Conforme a Interpretação Técnica ICPC 10 – Aplicação inicial do Ativo Imobilizado:

    28. Considerando o impacto que a adoção desta Interpretação pode trazer no resultado (lucro ou prejuízo) futuro da entidade, por conta do aumento da despesa de depreciação, exaustão ou amortização no exercício da adoção inicial e seguintes, é necessário que a administração divulgue em nota explicativa a política de dividendos que será adotada durante a realização de toda a diferença gerada pelo novo valor.

    (E) fazer as avaliações para atribuição do custo inicial, obrigatoriamente por avaliadores especialistas externos à empresa, para manter a transparência e a credibilidade do valor a ser utilizado.
    Alternativa INCORRETA. A avaliação pode ser efetuada por avaliadores internos ou externos à entidade.

    Gabarito D.