SóProvas


ID
314698
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação ao ajuste a valor presente, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, 'A'

    CPC 12

    23. As reversões dos ajustes a valor presente dos ativos e passivos monetários
    qualificáveis devem ser apropriadas como receitas ou despesas financeiras, a não ser que a entidade possa devidamente fundamentar que o financiamento feito a seus clientes faça parte de suas atividades operacionais, quando então as reversões serão apropriadas como receita operacional. Esse é o caso, por exemplo, quando a entidade opera em dois segmentos distintos:

     

    (i) venda de produtos e serviços e
     

    (ii) financiamento das vendas a prazo, e desde que sejam relevantes esse ajuste e os efeitos de sua evidenciação.

  • b) As contas de ativos e passivos circulantes, sempre que indexadas, devem ser trazidas a valor presente e ajustadas contra a conta que originou o lançamento inicial. --> ativos e passivos de curto prazo só devem ser ajustados a valor presente quando houver efeito relevante.

    c) Os impostos diferidos, ativos e passivos, devem ser trazidos a valor presente pela taxa selic, independentemente de serem de curto ou longo prazo. --> imposto de renda diferido ativo e passivo não são passiveis de ajuste a valor presente.

    d) Os passivos contratuais e não contratuais devem sempre ser trazidos a valor presente, desde que a taxa de desconto não considere o risco de crédito, mas sim a taxa embutida no papel. --> a taxa de desconto deve considerar o risco de crédito da entidade

    e) A taxa a ser utilizada para trazer os montantes a valor presente deve sempre ser líquida dos efeitos fiscais, para não atribuir valor superior ao realizável efetivamente. --> não deve ser líquida de efeitos fiscais e, sim, antes dos impostos
  • Galera, onde consigo o site que contenha, tirando a Lei, é claro, as mudanças na lei nº6404, queria algo reumido, das prindipais mudanças.
  • comentário ao item e: CPC 12

    29. Para fins de desconto a valor presente de ativos e passivos, a taxa a ser aplicada na?o deve ser li?quida de efeitos fiscais, e, sim, antes dos impostos. 
  • a. Certo . Segundo o CPC 12,

    23. As reversões dos ajustes a valor presente dos ativos e passivos monetários qualificáveis devem ser apropriadas como receitas ou despesas financeiras , a não ser que a entidade possa devidamente fundamentar que o financiamento feito a seus clientes faça parte de suas atividades operacionais, quando então as reversões serão apropriadas como receita operacional. Esse é o caso, por exemplo, quando a entidade opera em dois segmentos distintos: (i) venda de produtos e serviços e (ii) financiamento das vendas a prazo, e desde que sejam relevantes esse ajuste e os efeitos de sua evidenciação.

    b. Errado . As contas de ativos e passivos circulantes, sempre que indexadas relevantes , devem ser trazidas a valor presente e ajustadas contra a conta que originou o lançamento inicial.

    c. Errado . Os valores ativos e passivos diferidos relativos a Imposto de Renda e Contribuição Social não devem ser ajustados a valor presente . O CPC 12 destaca que essa vedação foi efetuada com o argumento de não ser possível determinar com exatidão as datas em que os referidos valores serão realizados.

    d. Errado . Segundo o CPC 12,

    27. O desconto a valor presente é requerido quer se trate de passivos contratuais, quer se trate de passivos não contratuais, sendo que a taxa de desconto necessariamente deve considerar o risco de crédito da entidade . Quando da edição de norma que dê legitimidade à aplicação do conceito de ajuste a valor presente, como é o caso deste Pronunciamento Técnico, a técnica deve ser aplicada a todos os passivos, inclusive às provisões.

    e. Errado . Segundo o CPC 12,

    29. Para fins de desconto a valor presente de ativos e passivos, a taxa a ser aplicada não deve ser líquida de efeitos fiscais , e, sim, antes dos impostos.

    Gabarito: A