SóProvas


ID
314731
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O processo de auditoria e a emissão de relatório de auditoria sem ressalva

Alternativas
Comentários
  • NBCTA 260
    14....
    (b) a auditoria das demonstrações contábeis não isenta a administração ou os responsáveis pela governança de suas responsabilidades
  • Alguém sabe dizer pq a afirmativa D está errada?!?!?!? Se souberem , me avisem no meu perfil por favor.......
  • tô com a mesma dúvida. Se alguém puder colar no meu mural, agradeço.
  • se a D esta errada então: elimina a possibilidade de erros materiais e de distorções relevantes nas demonstrações contábeis.
    é como se o parecer fosse a prova de falhas????
  • Fiquei em dúvida tbm e achei essa resposta no FC:
    Alpes/PE - o "comando" da questão associado ao item D é prá sabermos quando se emite um relatório sem ressalvas, a questão não perguntou "diretamente" e sim "indiretamente", dando "pistas no "enunciado" : Quando se emite um relatório sem ressalvas ? Ela quer saber aquelas correlações entre : natureza do assunto que gerou a modificação e julgamento do auditor sobre a disseminação de forma generalizada dos efeitos ou possíveis efeitos sobre as demonstrações .
    PS : Não elimina a possibilidade de erros materiais(ok, esse pode até se emitir um relatório sem ressalvas) e de distorções relevantes nas demonstrações contábeis (esse jamais admitirá)
    Professor Rodrigo Fontenelle - reconheceu que esta mal redigida mas que era esse o entendimento.
  • Ainda não entendi o erro na letra "D"

  • Alternativa D - está errada, pois a auditoria não elimina erros imateriais e irrelevantes, pois ela é por amostragem. Agora erros materiais e relevantes ela tem que demonstrar e dar parecer sobre.

  • Errei a questão, mas como a colega Arqueira colocou, o erro da letra D, é que está errada a afirmação abaixo:

    "O processo de auditoria e a emissão de relatório de auditoria sem ressalva não elimina a possibilidade de distorções relevantes nas demonstrações contábeis."

    Poxa!! ,  se a auditoria não consegue eliminar a possibilidade de distorções relevantes, manda essa empresa de auditoria para a p.q.p. porque essa é a responsabilidade dela. Quanto a parte dos erros materiais aí está ok, pode ser que existam erros não identificado pelo auditor. Até poque ele não é a prova de falhas (badbadbass). kkkkk....

  • Com base apenas minha opinião:

    Apesar de ter acertado a questão marcando a letra "A", na minha opinião: não elimina a possibilidade de erros materiais e de distorções
    relevantes nas demonstrações contábeis.

    Realmente, por mais que o auditor emita um parecer sem ressalva, existe a possibilidade de erros materiais e distorções relevantes que possam não ter sido detectadas. Afinal errar é humano, e até as máquinas erram se houver algum problema no sistema por exemplo, a chance é mínima, mas pode acontecer

    Acredito também que a norma está errada ao dizer que é possível eliminar distorções. Por exemplo: mesmo se o auditor verificar 100% de um estoque ainda há a possiblidade de ter alguma distorção por conta do auditor não ter identificado um erro, afinal, como dito, errar é humano.

    Tentar eliminar a distorção, e eliminar, é possível, agora afirmar que vai eliminar todas as vezes, aí não é. Há sempre o risco de errar

    O certo na minha opinião seria:

    O processo de auditoria e a emissão de relatório de auditoria sem ressalva não eliminam a possibilidade de erros materiais e de distorções relevantes nas demonstrações contábeis.

    O processo de auditoria e a emissão de relatório de auditoria sem ressalva visam eliminar a possibilidade de erros materiais e de distorções relevantes nas demonstrações contábeis.

    O processo de auditoria e a emissão de relatório de auditoria sem ressalva objetivam eliminar a possibilidade de erros materiais e de distorções relevantes nas demonstrações contábeis.

     

  • Devemos ficar atento ao que pede o enunciado: o processo de auditoria (fazer auditoria independente) e a emissao de relatorio sem ressalva. Ou seja, a empresa se emparar em tudo isso não isenta o administrador e os agentes de governança das responsabilidades legais e normativas. Agora, particularizando para somente a segunda parte do caput da questao, a emissao de relatorio sem ressalva, claro que não elimina a possibilidade de erros materiais e de distorções relevantes nas demonstrações contábeis.

  • NBC TA 240 - RESPONSABILIDADE DO AUDITOR EM RELAÇÃO A FRAUDE, NO CONTEXTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

     

     

    Responsabilidade do auditor

    5. O auditor que realiza auditoria de acordo com as normas de auditoria é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contém distorções relevantes, causadas por fraude ou erro. Conforme descrito na NBC TA 200, devido às limitações inerentes da auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis podem não ser detectadas, apesar de a auditoria ser devidamente planejada e realizada de acordo com as normas de auditoria

  • Eu tbm lembrei dessa parte citada pelo Thiago Andrade. Eu fiquei entre a A e a D, cheguei a marcar a A, mas desmarquei e marquei a D. Eu até lembro de ter visto várias questões com respostas parecidas com a assertiva D. Em resumo, pra mim, no mínimo foi mal elaborada e consequentemente deveria ter sido anulada.