SóProvas


ID
3147322
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

C.N., 28 anos, sexo masculino, fumante, usuário de maconha há dez anos, em tratamento para tuberculose pulmonar há 32 dias, compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para coletar uma amostra de escarro para controle do tratamento. Ao realizar os procedimentos de coleta de material, o auxiliar de enfermagem deve

Alternativas
Comentários
  • As unidades de saúde devem ter funcionários capacitados para orientar o paciente, com informações simples e claras em relação à coleta do escarro, devendo proceder da seguinte forma:

    entregar o recipiente ao paciente, verificando se a tampa do pote fecha bem e se já está devidamente identificado (nome do paciente e a data da coleta no corpo do pote);

    orientar o paciente quanto ao procedimento de coleta: ao despertar pela manhã, lavar a boca, sem escovar os dentes, inspirar profundamente, prender a respiração por um instante e escarrar após forçar a tosse. Repetir essa operação até obter duas eliminações de escarro, evitando que esse escorra pela parede externa do pote;

    informar que o pote deve ser tampado e colocado em um saco plástico com a tampa para cima, cuidando para que permaneça nessa posição;

    orientar o paciente a lavar as mãos após esse procedimento.

    Qualidade e quantidade da amostra Uma boa amostra de escarro é a que provém da arvore brônquica, obtida após esforço de tosse, e não a que se obtém da faringe ou por aspiração de secreções nasais, nem tampouco a que contém somente saliva. O volume ideal está compreendido entre 5 a 10 ml.

    A identificação (nome do paciente e data da coleta) deve ser feita no corpo do pote e nunca na tampa, utilizando-se, para tal, fita gomada ou caneta para retroprojetor.

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Exames laboratoriais.

    Devemos reforçar como é a recomendação segundo o Guia de Orientações para coleta de Escarro, do Ministério da Saúde (2014):

    A) INCORRETO - Importante que não haja na amostra resíduos alimentares e/ ou de medicamentos e/ou substâncias químicas, pois eles prejudicam a qualidade da amostra. Por isso deve-se coletar o escarro, preferencialmente, em jejum (para evitar resíduos alimentares na amostra de escarro).

    B) INCORRETO - Higienizar a cavidade oral suavemente com escova umedecida com água (sem creme dental ou soluções antissépticas), após retirar as próteses dentárias, caso faça uso destas.

    C) CORRETO - Lavar as mãos antes de identificar e manipular o pote que será utilizado para a coleta de material.

    D) INCORRETO - Entregue ao paciente o pote coletor (devidamente identificado e com a marca de 5 a 10 ml sinalizada) e também um saco plástico transparente, onde o pote deverá ser devolvido no dia seguinte. IDENTIFICAR ANTES DA obtenção da amostra de escarro.

    E) INCORRETO - Fixe a etiqueta na parte externa do pote, num local que não comprometa a observação da graduação do volume do pote ANTES DA COLETA. Ou seja, nunca fixe a etiqueta sobre a escala de volume, nem sobre a tampa do pote; coletar 5 A 10 ML de escarro.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Referencia: Brasil. Ministério da Saúde. Guia de Orientações para coleta de Escarro. 2014. Disponível em: http://www.lacen.saude.pr.gov.br/arquivos/File/Man... Acessado em 12/04/2020.