SóProvas


ID
3147346
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, com o propósito de prevenir a anemia, as crianças, a partir dos seis meses de idade, até então em aleitamento materno exclusivo, passam a ingerir uma dose de sulfato ferroso por dia até completarem 24 meses de idade. As mães devem ser orientadas que, em função do uso prolongado do medicamento, essa suplementação pode ocasionar o surgimento de efeitos colaterais, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Vômitos e constipação intestinal
  • A suplementação profilática com ferro pode ocasionar o surgimento de efeitos colaterais em função do uso prolongado.

    Os principais efeitos são: vômitos, diarreia e constipação intestinal. É fundamental que as famílias sejam orientadas quanto à importância da suplementação, bem como sejam informadas sobre a dosagem, periodicidade, efeitos, tempo de intervenção e formas de conservação, para que a adesão seja efetiva, garantindo a continuidade e o impacto positivo na diminuição do risco da deficiência em ferro e de anemia entre crianças.

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_suplementacao_ferro_condutas_gerais.pdf - PÁGINA 13

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Saúde da Criança e do Adolescente.

    Segundo o Ministério da Saúde, deve-se incentivar o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e depois dos 6 meses incentivar o consumo de alimentos fonte de ferro associados a fontes de vitamina C (a vitamina C facilita a absorção do ferro). Orientar que se evite consumir junto com fontes de ferro alimentos que prejudicam a absorção, como: gema de ovo, leite, refrigerante, café e chá. São fontes de ferro: Carnes – gado, aves e peixes, fígado, rim, coração; Leguminosas – feijão, ervilha, lentilha, soja e outras; Vegetais verde-escuros: mostarda, acelga, couve, brócolis, almeirão; Vitamina C: laranja, limão, acerola, abacaxi e outros; Farinhas de trigo e milho fortificadas. Já foi comprovado que os alimentos ricos em ferro são consumidos em quantidades insuficientes por crianças abaixo de dois anos. Por isso, faz-se necessário a adoção de estratégias para aumentar a ingestão de ferro como a fortificação de alimentos infantis e a suplementação de ferro medicamentoso.

    O sulfato ferroso, medicamento utilizado para suplementação pode ocasionar efeitos colaterais como: como vômitos, náusea, constipação intestinal ou diarréia e fezes escurecida.

    A) INCORRETO. Náuseas e lágrimas de cor avermelhada. As fezes que podem ficar escurecidas. Não há alteração na coloração da lagrima.

    B) INCORRETO. Hipertermia e dor abdominal. Não há alteração da temperatura.

    C) CORRETO. Vômitos e constipação intestinal.

    D) INCORRETO. Soluços e regurgitação. Não são efeitos do uso dessa medicação. E) INCORRETO. Diarréia e cor amarelada da pele. Não há alteração de coloração da pele.

    GABARITO DO PROFESSOR: Letra C.