A suplementação profilática com ferro pode ocasionar o surgimento de efeitos colaterais em função do uso prolongado.
Os principais efeitos são: vômitos, diarreia e constipação intestinal. É fundamental que as famílias sejam orientadas quanto à importância da suplementação, bem como sejam informadas sobre a dosagem, periodicidade, efeitos, tempo de intervenção e formas de conservação, para que a adesão seja efetiva, garantindo a continuidade e o impacto positivo na diminuição do risco da deficiência em ferro e de anemia entre crianças.
FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_suplementacao_ferro_condutas_gerais.pdf - PÁGINA 13
Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Saúde da Criança e do Adolescente.
Segundo o Ministério da Saúde, deve-se incentivar o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e depois dos 6 meses incentivar o consumo de alimentos fonte de ferro associados a fontes de vitamina C (a vitamina C facilita a absorção do ferro). Orientar que se evite consumir junto com fontes de ferro alimentos que prejudicam a absorção, como: gema de ovo, leite, refrigerante, café e chá. São fontes de ferro: Carnes – gado, aves e peixes, fígado, rim, coração; Leguminosas – feijão, ervilha, lentilha, soja e outras; Vegetais verde-escuros: mostarda, acelga, couve, brócolis, almeirão; Vitamina C: laranja, limão, acerola, abacaxi e outros; Farinhas de trigo e milho fortificadas. Já foi comprovado que os alimentos ricos em ferro são consumidos em quantidades insuficientes por crianças abaixo de dois anos. Por isso, faz-se necessário a adoção de estratégias para aumentar a ingestão de ferro como a fortificação de alimentos infantis e a suplementação de ferro medicamentoso.
O sulfato ferroso, medicamento utilizado para suplementação pode ocasionar efeitos colaterais como: como vômitos, náusea, constipação intestinal ou diarréia e fezes escurecida.
A) INCORRETO. Náuseas e lágrimas de cor avermelhada. As fezes que podem ficar escurecidas. Não há alteração na coloração da lagrima.
B) INCORRETO. Hipertermia e dor abdominal. Não há alteração da temperatura.
C) CORRETO. Vômitos e constipação intestinal.
D) INCORRETO. Soluços e regurgitação. Não são efeitos do uso dessa medicação.
E) INCORRETO. Diarréia e cor amarelada da pele. Não há alteração de coloração da pele.
GABARITO DO PROFESSOR: Letra C.