SóProvas


ID
3148036
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Segundo a Norma de Contabilidade – NBCTG 20 (R2), um ativo que, necessariamente, demanda um período de tempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendida é conceituado como ativo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Ativo qualificável é um ativo que, necessariamente, demanda um período de tempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendida.

    NBCTG 20 (R2)

  • Ativo Qualificável É o ativo que, necessariamente, leva um período substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendidos. Como exemplo, temos edifícios comerciais, hospitais, ativos de infraestrutura (rodovias, pontes,usinas de geração de energia elétrica) e estoques que exijam um considerável período para alcançarem a condição de estarem prontos para uso ou venda

  • Questão sobre um tipo específico de ativo conforme CPC 20 – pronunciamento correlato da NBC TG 20.

    Dica! A questão trata sobre ativos qualificáveis. A razão do tratamento contábil distinto para esse ativo está intimamente relacionada ao conceito de custo de empréstimos, por isso vou começar revisando esses dois termos técnicos com vocês.   

    Conforme CPC 20, custos de empréstimos são juros e outros custos que a entidade incorre em conexão com o empréstimo de recursos. Enquanto que ativo qualificável é um ativo que, necessariamente, demanda um período de tempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendidos.

    Esses ativos qualificáveis (podem ser intangíveis, imobilizados ou estoques), recebem tratamento contábil distinto dos ativos ordinários em relação a incorporação dos custos de empréstimos ao seu valor contábil, justamente porque demandam certo tempo para serem construídos ou vendidos. Exemplos comuns são: construção de usinas, imóveis para revenda, turbinas de aviões, maquinários pesados, entre outros.

    Por exemplo, imagine que uma empresa obteve um empréstimo para construir uma máquina que demandou dois anos para ser concluída. Logo, esse imobilizado pode ser classificado como ativo qualificável e receber um tratamento contábil diferenciado na apropriação dos juros diretamente atribuíveis a construção. Em vez de trata-los como despesa financeira, a entidade poderá capitalizá-los como parte do custo do ativo (lançar no ativo).

    Feita toda revisão sobre o conceito já podemos analisar cada alternativa:

    A) Errado, geralmente um ativo qualificável é um ativo em formação, mas o inverso não é verdadeiro e os termos não são sinônimos. Nem todo ativo em formação é qualificável, pois demanda-se um período de tempo substancial.  

    B) Errado, vide explicação da alternativa A.

    C) Errado, um ativo financeiro é um ativo regulado pelo CPC 48, como aplicações financeiras no geral, títulos de renda fixa, CDBs, poupança, etc. 

    D) Certo, como vimos, um ativo que demanda um período de tempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendida é conceituado como ativo qualificável.

    E) Errado, o correto é ativo qualificável. Não existe nesse contexto o termo técnico ativo quantificável.    


    Gabarito do Professor: Letra D.