SóProvas


ID
314806
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Planejamento estratégico nas organizações públicas contemporâneas

Alternativas
Comentários
  • Segundo Paludo e Procopiuck,

    O planejamento:

    - está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Está, portanto, sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, tem parte das decisões baseadas em julgamentos e não em dados concretos;
    - é compreensivo. Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos no sentido de obter sinergia das capacidades e potencialidades da organização, com vistas a obter um comportamento global, compreensivo e sistêmicoç
    - é um processo de construção de consensos. Em face da diversidade dos interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, esse planejamento oferece um meio de atendê-los na direção futura que melhor convenha a todos;
    - é uma forma de aprendizagem industrial. Como está orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo, mutável;
    -contribui para a maior eficiência, eficácia e efetividade das ações da organização. As ações realizadas devem maximizar os resultados positivos com vistas ao pleno alcance dos objetivos estabelecidos.

  • Alguém pode me responder qual o erro da letra "E"?

  • Alguém pode explicar melhor? Inclusive a letra D, que é o gabarito.


    Agradeço antecipadamente.

  • Segundo o profº do ponto:
     
    A- ERRADA
    Porque o planejamento estratégico visa à promoção de melhores resultado, em benefício do cidadão e não adaptar a organização por meio da restrição de escolha.
     
    B – ERRADA
    Porque a prioridade não é detalhamento  e precisão, e sim satisfação das pessoas (cidadão- clientes) e resolução de problemas.
     
    C – ERRADA
    Porque a busca de potencialidades deve estar em primeiro plano
     
    D – CORRETA
     
    E – ERRADA
    Porque , quando falamos de mundo imprevisível e caótico, a preocupação é fortalecer canais de decisão rápido, de curto prazo.

  • esses professores do Ponto são uns embusteiros. de olho nos lucros que podem alcançar com tanta gente atrás de emprego e desesperada por passar em um concurso, se pôem a elaborar cursos de qualquer maneira. já encontrei deversos erros nos cursos deles. só alguns professores escapam.
  • Procuro estudar fazendo comparações e aprendo muito!

    Comparando uma organização pública com uma casa e os gestores e agentes a uma família que a constrói, no mundo caótico, ao construir o telhado, não mais se preocupam tanto com a duração e força desse telhado, pois sabem que pode, no futuro, haver chuva de pedra, levando tudo abaixo.

    (Esse é o erro da alternativa “E”.)

    Hoje se preocupam mais em reconstruir com rapidez, agilidade e eficácia outro telhado caso venha algo abaixo, sem que isso lhes cause muitas percas. (É o que diz em outras palavras a alternativa “D”).
  • Gente, não entendi o porquê da letra d ser a resposta.


    O planejamento estratégio não procura reduzir as incertezas???




    Se alguém puder me esclarecer, agradeço!!!











     

  • Reduzir as incertezas é algo impossível para qualquer Administração, seja pública ou privada...quando estudamos Planejamento Estratégico, aprendemos que as organizações vivem em um ambiente constantemene mutável, toda hora novas análises de cenários são exigidas....através de ferramentas de gestao e de planos de curto, médio e longo prazo é dever da org. tentar antever e até mesmo adaptar-se as mudanças, porém reduzir é tarefa humanamente impossível
  • Prof Marcelo Camacho:
    Avaliemos as alternativas
    A) ERRADA. De fato a intenção é o equilíbrio da organização, a sua estabilização, mas não com limitação de alternativas de escolhas ( a direção). Deve-se ter o maior número de alternativas possíveis.
    B) ERRADA. O planejamento estratégico não tem pó objetivo detalhar problemas. Isto deve ficar com o planejamento operacional.
    C) ERRADA. A construção de cenários é importante, mas não se deve deixar em segundo plano a identificação de forças. Esta é uma ação
    fundamental no planejamento estratégico.
    D) CERTA. De fato o planejamento estratégico, não reduz a incerteza, mas sim desenvolve a capacidade para desafiar as incertezas á medida que prepara a organização para atuar de forma criativa (principalmente quando se estimula a construção de cenários).
    E) ERRADA. O mundo atual, presente, no curto prazo, é mais previsível. A imprevisibilidade é tanto maior quanto maior a distância no tempo.
  • Gente,

    A professora Elisabete Moreira, numa aula no Espaço Juridico informou que a FCC trocou o gabarito dessa questão pra letra "E".

    Justificativa da professora para o gabarito: "Quem foca a redução da incerteza é o planejamento tático, mas dizer que o planejamento estratégico não foca é errado. Ele visa contornar e lidar com a incerteza. A FCC mudou o gabarito porque a letra E está mais correta."

    Quem tiver acesso a essa prova e gabarito poderia confirmar...
  • O gabarito não foi alterado,infelizmente. Assim, o raciocinio que no meio ao caos a resposta deva ser rápida.

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/prova/arquivo_gabarito/23820/fcc-2011-trt-4a-regiao-rs-analista-judiciario-area-administrativa-gabarito.pdf


  • Tive dificuldades nessa questão também. A letra "d" fala em "criatividade e inovação" para enfrentar as incertezas. Ora, não nos esqueçamos de que essas qualidades são limitadas na Administração Pública pelo princípio da legalidade:só se pode fazer aquilo que a lei permite. Detesto dizer isso, mas não concordo com esse gabarito
  • A letra E está errada, porque ela afirma que procura lidar com o mundo atual e o planejamento de longo prazo visa o futuro. No meu entendimento, a própria alternativa se invalida. Longo prazo não combina com mundo atual, por mais que seja "imprevisível e caótico" . 
  • PESSOAL ESSA QUESTÃO TEVE O GABARITO ALTERADO. A RESPOSTA CORRETA É A LETRA E.
  • Fernanda, por gentileza poderia informar a fonte onde consta essa alteração? É que também tive dúvidas na resposta e havia marcado inicialmente a letra E.

    Grata.
  • Continuo sem entender. Alguém pode esclarecer melhor a questão??
  • Pessoal o objetivo do planejamento estratégico não é reduzir as incertezas, até porque é impossível! O ambiente externo é cheio de incertezas, mudanças constantes, impossível você querer mudar o ambiente externo, concordam?
    Não há como você reduzir as incertezas de algo completamente incontrolável como o ambiente externo.
    Então o planejamento estratégico busca LIDAR com tais incertezas, através da criatividade e inovação, que são as armas para poder lidar com tais incertezas. Sabendo que são impossíveis de reduzi-las, o que resta é lutar com elas.

    A ornganização que possui criatividade e inovação consegue lidar com o ambiente externo e suas incertezas, pois sempre cria algo novo em um cenário que se muda constantemente.

    Espero ter ajudado!!
  • O Planejamento estratégico nas organizações públicas contemporâneas:

    "Não foca a redução da incerteza, mas sua capacitação para desafiar a incerteza através da criatividade e da inovação".

    Andei lendo... quer dizer que o planejamento estratégico não foca na PREVENÇÃO, mas na CONTENÇÃO, na DOENÇAÉ isso mesmo? 

    De duas uma, ou o planejamento estratégico é 100% IMPOTENTE na redução das incertezas (como bem explica a colega em seu comentário anterior) ou é BURRO mesmo e confia nos poderes do planejamento tático.

    Caríssimos, ao que parece, esta é uma daquelas questões que nos leva a um beco sem saída, pois até os gurus administrativos se perdem na bizarrice de suas subjetividades. 


  • Aí a banca troca o gabarito e qual é a explicação do professor?



    Já peguei até apostila em que o professor trocou por acaso a letra do gabarito, não percebeu e se enrolou todo pra elaborar o comentário à questão. E não tinha MESMO como aquilo estar certo.


    Marcelo Camacho só resume textos... e as vezes muda totalmente o sentido do original.

    Fora que a ultima apostila simplesmente pulou a parte de excelência em serviços públicos.



    Fica aqui minha queixa.

  • Senhores,

    Não sou mestre em administração pública, mas confesso que seria razoável anular a questão pelo fato de, a meu ver, as alternativas D e E estarem corretas.Vamos lá:

    d)"Não foca a redução da incerta": este ponto tem amparo dentro da perspectiva do planejamento estratégico visto que não há como reduzir as possibilidades de ocorrência de um fato futuro, ou melhor, indefinido. Transpondo para uma esfera realista podemos citar a ocorrência de problemas econômicos causados por catástrofes. Não há como prever isto. É um fato possível mas não evitável. Podem ser estabelecidas medidas para enfrentamento, mas estas medidas de enfrentamento, mesmo preestabelecidas, sempre serão utilizadas depois da ocorrência do fato. Assim também acontece no planejamento estratégico.

    "Mas sua capacitação para desafiar a incerteza através da criatividade e da inovação": posso dizer que esta "capacitação" é uma das ferramentas de aplicação deste planejamento estratégico. Boas ideias sempre serão bem vindas no contexto de curto, médio ou longo prazo, uma vez que uma ideia inovadora e consistente terá impacto estratégico irrelevante nas ações da organização pública que busca a excelência.

    e)"Procura lidar com o mundo atual, imprevisível e caótico,": Afinal com o que estamos lidando? Para planejar algo eu tenho que saber com o que estou lidando, as características, as peculiaridades. O mundo atual é o “chão” no qual estamos pisando. O planejador tem que encarar o que está a sua frente. Ele quer mudar o cenário? Então terá que lutar contra ele e esperar os resultados de suas ações. Um empresa pública que quer a liderança de mercado daqui a dois anos precisa enfrentar os problemas atuais para cumprir seu objetivo. Precisa enfrentar por exemplo as atuais empresas do segmento, que não abrirão mão de disputar o mercado, a falta de recursos financeiros, a falta de capacitação de empregados e possívelmente as crises mundiais, os desastres e etc.

    "Através do fortalecimento das estruturas de planejamento de longo prazo": os conceitos desta parte da alternativa E abrangem os da alternativa D, visto que fortalecer estas estruturas engloba os processos de inovação e criatividade. Os gestores querem levar uma empresa ao sucesso e com isso se utilizam de um plano, definem os objetivos,  as metas e prioridades e sabem que tudo demanda tempo para ser executado. Por isso pensam num futuro, projetam, fazem estimativas de prazos para conclusão. É por isso que a visão será sempre de longo prazo no planejamento estratégico.


  • Senhores,

    É interessante salientar que o enunciado da alternativa E diz que o planejamento estratégico procura "lidar com o mundo atual, imprevisível e caótico". Em nenhum momento foi dito que o planejamento é feito a curto prazo, pelo contrário, a frase logo em seguida diz que o planejamento é a longo prazo. Se uma empresa quer chegar a um determinado patamar ela tem que vencer as limitações e problemas atuais, mas para isso tem que ter um plano que demanda certo tempo para execução.

  • Posicionamento da banca em questões relativas às incertezas:

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/52b789ca-86

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/73fac066-60

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/b6bdcfda-fe

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/afbc184c-3d




  • Concordo plenamente que a letra E esteja correta. Ora, se minha empresa (organização contemporânea) está vivenciando uma crise, seja de que espécie for, terá ela que reunir todo o conhecimento disponível dos seus membros, organizar com criatividade os possíveis acontecimentos oriundos de fatos atuais e caóticos para que assim, possa fortalecer suas estruturas e planejar possíveis acontecimentos de fato do príncipe ou quaisquer que sejam para não sofrer abalos que propiciem sua desestabilização. Esta é uma situação que não foge ao atual perfil de uma organização contemporânea.  

  • A resposta é a letra D.

    "não foca a redução da incerteza, mas sua capacitação para desafiar a incerteza através da criatividade e da inovação."

    Embasamento: reduzir a incerteza é uma variável relativa, entretanto, aumentar a capacitação para desafiá-la é absoluto. Portanto, a assertiva é correta.

    O que não ocorre na letra E, O planejamento estratégico tem um longo alcance e é executado pelos responsáveis máximos da empresa, que determinam os objetivos dentro de um prazo temporal (curto, médio ou longo prazo). O fato da assertiva mencionar apenas longo prazo torna a justificativa incompleta e, neste caso, errada, haja visto a letra D não deixar margem nenhuma de erro.


    No calor da prova é complicado mesmo, mas a banca é assim, quer ferrar todo mundo.


    bons estudos!



  • Segundo uma colega abaixo, a banca mudou a resposta para letra E.

  • alguém poderia avisar-me se a resposta desta questão foi anulada?

  • O Planejamento estratégico nas organizações públicas contemporâneas 

     

     d) não foca a redução da incerteza, mas sua capacitação para desafiar a incerteza através da criatividade e da inovação.

    (ESSA ALTERNATIVA É NO MÍNIMO CONTRADITÓRIA, POIS ELA AFIRMA QUE "NÃO FOCA A REDUÇÃO DA INCERTEZA", PORÉM LOGO EM SEGUIDA FALA EM CAPACITAÇÃO PARA DESAFIAR A INCERTEZA ATRAVÉS DA CRIATIVIDADE E DA INOVAÇÃO. AGORA EU PERGUNTO: POR QUAL MOTIVO CAPACITAR PARA DESAFIAR A INCERTEZA?? PORRA!! PARA REDUZIR A INCERTEZA MESMO QUE SEJA SEU OBJETIVO FINAL, EXISTE SIM OBJETIVO DE REDUZIR A INCERTEZA. QUESTÃO SEM PÉ NEM CABEÇA).

  • Gostaria de saber se o gabarito foi alterado paraa  (E).

  • De fato o planejamento estratégico, não reduz a incerteza, mas sim desenvolve a capacidade para desafiar as incertezas á medida que prepara a organização para atuar de forma criativa (principalmente quando se estimula a construção de cenários).

  • bicho, se não for letra E eu não sei mais nada
  • O meu alento é que a assertiva certa é a E mesmo. Se a banca considerou a D, paciência...

  • O meu alento é que a assertiva certa é a E mesmo. Se a banca considerou a D, paciência...