SóProvas


ID
3148339
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

. Em relação à prescrição farmacêutica, de acordo com a resolução CFF nº 586, de 2013, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) o farmacêutico não poderá realizar a prescrição de medicamentos industrializados e preparações magistrais, alopáticas ou dinamizadas. - Art. 5o - O farmacêutico poderá realizar a prescrição de medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica, incluindo medicamentos industrializados e preparações magistrais - alopáticos ou dinamizados -, plantas medicinais, drogas vegetais e outras categorias ou relações de medicamentos que venham a ser aprovadas pelo órgão sanitário federal para prescrição do farmacêutico.

    b) o farmacêutico não poderá prescrever medicamentos cuja dispensação exija prescrição médica, nem quando existir diagnóstico ou acordo prévio. - Art. 6o - O farmacêutico poderá prescrever medicamentos cuja dispensação exija prescrição médica, desde que condicionado à existência de diagnóstico prévio e apenas quando estiver previsto em programas, protocolos, diretrizes ou normas técnicas, aprovados para uso no âmbito de instituições de saúde ou quando da formalização de acordos de colaboração com outros prescritores ou instituições de saúde.

    c) o farmacêutico não poderá prescrever medicamentos nem quando estiver previsto em programas, protocolos, diretrizes ou normas técnicas, aprovados para uso no âmbito de instituições de saúde ou quando da formalização de acordos de colaboração com outros prescritores ou instituições de saúde. -  Art. 6o - O farmacêutico poderá prescrever medicamentos cuja dispensação exija prescrição médica, desde que condicionado à existência de diagnóstico prévio e apenas quando estiver previsto em programas, protocolos, diretrizes ou normas técnicas, aprovados para uso no âmbito de instituições de saúde

    d) é vedado ao farmacêutico modificar a prescrição de medicamentos do paciente, emitida por outro prescritor, salvo quando previsto em acordo de colaboração, sendo que, neste caso, a modificação, acompanhada da justificativa correspondente, deverá ser comunicada ao outro prescritor.

    e) a prescrição de medicamentos, no âmbito do SUS, bem como no âmbito privado, estará preferentemente em conformidade com a DCB.