SóProvas


ID
3148570
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Paula, professora de uma turma de 3 anos, percebeu que uma criança, Aline, apresentou mudança de comportamento: chora ou se irrita com facilidade, isola-se e não aceita tirar o casaco mesmo em dias quentes. Certo dia, ao convencer Aline a tirar o casaco, Paula percebeu uma grande marca no ombro da criança. Ao observar melhor, foram constatadas inúmeras lesões pelo corpo da menina, que chorava intensamente ao ser questionada sobre o que teria acontecido. Diante da situação, Paula comunicou o fato à diretora da unidade escolar que agiu de acordo com o artigo 13, da Lei Federal n° 8.069 de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), que entre outros, afirma:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Segundo o ECA (8069/90):

    ? Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. (Redação dada pela Lei nº 13.010, de 2014).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A – Errada. A simples suspeita de maus-tratos já deve ser comunicada ao Conselho Tutelar. Não é necessário que haja prévia confirmação.

    B – Correta. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais, nos termos do artigo 13 do ECA.

    C – Errada. A comunicação ao Conselho Tutelar independe de “conversa com a família e anuência dos responsáveis” como consta na alternativa, motivo pelo qual está incorreta.

    D – Errada. Não há previsão expressa no ECA de que os casos confirmados de maus-tratos e abusos devem ser obrigatoriamente encaminhados ao hospital público. O que deve ser feito é a comunicação ao Conselho Tutelar, seja na suspeita ou confirmação de maus tratos.

    E – Errada. A comunicação ao Conselho Tutelar não será feita “preferencialmente”, mas sim obrigatoriamente.

    Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. 

    Gabarito: B

  • Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. (Redação dada pela Lei nº 13.010, de 2014).

  • A – Errada. A simples suspeita de maus-tratos já deve ser comunicada ao Conselho Tutelar. Não é necessário que haja prévia confirmação.

    B – Correta. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais, nos termos do artigo 13 do ECA.

    C – Errada. A comunicação ao Conselho Tutelar independe de “conversa com a família e anuência dos responsáveis” como consta na alternativa, motivo pelo qual está incorreta.

    D – Errada. Não há previsão expressa no ECA de que os casos confirmados de maus-tratos e abusos devem ser obrigatoriamente encaminhados ao hospital público. O que deve ser feito é a comunicação ao Conselho Tutelar, seja na suspeita ou confirmação de maus tratos.

    E – Errada. A comunicação ao Conselho Tutelar não será feita “preferencialmente”, mas sim obrigatoriamente.

    Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. 

    Gabarito: B

    Danielle Silva | Direção Concursos

  • Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. 

    Gabarito: B