A questão proposta é baseada em dados acerca da migração de venezuelanos para o Brasil , de janeiro de 2019. A crise humanitária séria que afeta o país faz com que não tenha acontecido vacinação adequada da população. Daí terem acontecido surtos de doenças infecto - contagiosas na Venezuela, tais como sarampo e poliomielite, evitáveis por vacinas.
Na medida em que a vacinação está irregular, tais doenças tem vindo para o Brasil, trazidas por imigrantes.
Em 2019 , quando Mandetta era Ministro da Saúde, havia a vacinação compulsória dos venezuelanos para que fosse possível o controle destas e outras doenças, principalmente em Roraima, rota de fuga dos que buscam escapar da gigantesca crise da Venezuela.
É pedido que seja assinalada, entre as opções apresentadas, aquela que indica a doença infecto contagiosa detectada entre imigrantes e que alertou as autoridades para a necessidade de vacinação para evitar o crescimento de uma doença praticamente erradicada no Brasil.
A) INCORRETA- A tuberculose voltou a ser um problema de saúde sério na Venezuela, em virtude do aumento da pobreza e ao colapso do sistema de saúde. Mas não trouxe alarme ao Brasil
B) INCORRETA- A febre amarela é transmitida por mosquitos em áreas urbanas e rurais. Não há a transmissão através de contato humano.
C) INCORRETA- Meningite acomete mais as populações em momento de inverno e em áreas mais frias. Não é o caso dos venezuelanos.
D) INCORRETA- Escorbuto está vinculado à falta de vitamina C, mais rara e não há vacina contra ele
E) CORRETA – Difteria , também conhecida como crupe, é a doença que assustou o Ministério da Saúde do Brasil , mostrando a necessidade de uma política de vacinação em massa, tanto de brasileiros quanto de imigrantes.
Gabarito do Professor: Letra E.