SóProvas


ID
3149236
Banca
VUNESP
Órgão
Transerp - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Como o racismo e o patriarcado, a opressão sobre as mulheres não é um problema específico, mas está engendrado na lógica do capitalismo e se espraia no campo da ideologia, da cultura e dos valores. Na perspectiva da luta por liberdade substantiva, não é suficiente pensar nas categorizações individuais do ser homem e do ser mulher ou mesmo nas liberdades de forma individualizada. Requer necessariamente pensar as relações sociais e as contradições e conflitos que os conformam, bem como uma ação coletiva em torno de um projeto societário

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • Essa questão vai exatamente na mesma linha da anterior. O que o enunciado da questão está afirmando é que existe uma pauta ou projeto universal – que é o compromisso com a classe trabalhadora e isso requer um projeto de classe – e as particularidades – o pertencimento étnico-racial, a identidade de gênero, a orientação sexual, o lugar ocupado na divisão social e técnica do trabalho revelam a diversidade humana, mas também acirram a desigualdade no interior da própria classe.

    Perceba que o próprio enunciado te sinaliza o tipo de resposta que a questão quer. Veja: “não é suficiente pensar nas categorizações individuais do ser homem e do ser mulher ou mesmo nas liberdades de forma individualizada”. Ele está propondo ir além das demandas de grupos específicos. Logo, a resposta é a letra “c”.

    RESPOSTA: LETRA C

  • Feminismo e marxismo: apontamentos teórico-políticos para o enfrentamento das desigualdades sociais - Mirla Cisne

    https://www.scielo.br/j/sssoc/a/kHzqt9vwyWmMyFd6hZjDmZK/?format=pdf&lang=pt