SóProvas


ID
3149458
Banca
VUNESP
Órgão
Transerp - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Avaliar se as atividades das entidades do setor público estão de acordo com as normas que as regem e relatar o grau em que a entidade auditada cumpre com os critérios estabelecidos são objetivos da auditoria

Alternativas
Comentários
  • ISSAI 100 

    22. Os 3 tipos principais de auditoria do setor público são definidos como segue: 

    Auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro. 

    Auditoria operacional foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.

    Auditoria de conformidade foca em determinar se um particular objeto está em conformidade com normas identificadas como critérios. A auditoria de conformidade é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada. Essas normas podem incluir regras, leis, regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos estabelecidos, acordos ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta dos agentes públicos.

    Gab. E

  • A questão cobra conhecimento sobre os tipos de auditoria no setor público.

    A ISSAI 100 estabelece princípios fundamentais que “são aplicáveis a todos os trabalhos de auditoria do setor público, independentemente de sua forma ou do seu contexto" [1]. Ela descreve três tipos principais de auditoria do setor público:

    1. Auditoria financeira: “foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável, possibilitando ao auditor opinar se as informações financeiras estão livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro" [1]. Ainda, conforme Manual de Auditoria Financeira do Tribunal de Contas da União [2], a auditoria financeira pode ser utilizada como sinônimo de auditoria contábil ou de auditoria de demonstrações financeiras ou contábeis, sendo o balanço patrimonial um desses demonstrativos.

    2. Auditoria operacional: “foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade (desempenho), bem como se há espaço para aperfeiçoamento" [1].

    3. Auditoria de conformidade: “foca em determinar se o objeto está em conformidade com normas identificadas como critérios (regras, leis, regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos, acordos ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta dos agentes públicos)" [1].

    Diante disso, é possível verificar que a questão, ao falar sobre avaliar se as atividades das entidades do setor público (de forma ampla) estão de acordo com as normas que as regem (critérios), trata da auditoria de conformidade.



    Gabarito da professora: LETRA E.



    Referências:

    [1] ISSAI 100 – Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público. INTOSAI. 2013. Traduzida por Tribunal de Contas da União em 2017.

    [2] Manual de Auditoria Financeira. Tribunal de Contas da União. 2016.