SóProvas


ID
31495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A formação do MERCOSUL se deu em razão de uma tendência
histórica, em que diversos fatores concorreram para estimular a
cooperação entre Brasil e Argentina. Acerca desse processo,
julgue (C ou E) os itens subseqüentes.

O acordo destinado à criação da zona de livre comércio entre MERCOSUL e União Européia foi concluído durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso.

Alternativas
Comentários
  • O acordo referido é da primeiro mandato do Presidente FHC.
  • Até o ano de 2007, e acredito que ainda hoje, o acordo entre MERCOSUL e UNIAO EUROPEIA ainda não foi concluido, portanto, o mesmo ainda encontra-se em negociação. O acordo encontra dificuldades perante a questão das listas de produtos e de salvaguardas para ser concluido.Abaixo tem o endereço do site do MRE, com noticia de 2007 que trata das negociacoes do acordo em questão. http://www.mre.gov.br/portugues/noticiario/nacional/selecao_detalhe3.asp?ID_RESENHA=353290
  • São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou otimismo sobre a conclusão do acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul no programa semanal de rádio "Café com o Presidente" que foi ao ar hoje. "Porque nós já temos uma base sólida, que é o acordo da Rodada de Doha, que não foi concluído, mas a base entre União Europeia e o Brasil estava mais ou menos certa", ressaltou. O presidente defendeu ainda o aumento do fluxo comercial entre Brasil e Ucrânia. Atualmente, segundo Lula, a balança comercial entre os dois países é de U$ 1,2 bilhão. "Nós achamos que é pouco pelo tamanho da Ucrânia e pelo tamanho do Brasil."Leia na íntegra - reportagem do dia 07/12/2009: http://portalexame.abril.com.br/economia/lula-se-diz-otimista-acordo-mercosul-ue-517648.html
  • Esse acordo se arrasta a 4 anos em 2009 ocorreu novo encontro para verificar o interesse das duas regiões quanto a criação da zona de livre comércio.
  • 18/05/2010 - 02h30


    União Europeia e Mercosul negociam área de livre comércio já em julho

    "As negociações entre União Europeia e Mercosul para construir a maior área de livre comércio do mundo recomeçam, "no mais tardar, no inicio de julho". É o que anunciaram as duas partes após a cúpula realizada nesta segunda em Madri, cujo objetivo principal acabou sendo o relançamento das negociações.

    Mercosul e União Europeia vinham negociando desde 1999 um Acordo de Associação, cuja cereja do bolo seria justamente o livre comércio. Mas a resistência europeia a derrubar o enorme muro de proteção a seus produtores agrícolas levou a um impasse, que paralisou totalmente as conversas em 2004 [...] "
     

     

    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u736557.shtml

  • 06/02/2012 21:30

    Mercosul e União Europeia esperam fechar acordo A responsável de Política Externa e Defesa da União Europeia (UE), Catherine Ashton, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmaram nesta segunda-feira que ainda esperam alcançar um acordo comercial entre o bloco europeu e o Mercosul ainda neste ano.
    (...)

    As discussões estão virtualmente estagnadas há quase uma década, sobretudo por diferenças nos setores de agricultura e serviços, que até agora resultaram insolúveis para os negociadores.
    Fonte: 
    http://exame.abril.com.br/economia/noticias/mercosul-e-uniao-europeia-esperam-fechar-acordo
  • O Acordo Quadro Inter Regional de Cooperação Brasil e Mercosul foi assinado em 1995. Já a efetivação do Acordo de Livre Comércio, até hoje, em 2013, não ocorreu.


    Fontes:

    http://eeas.europa.eu/delegations/brazil/eu_latin_america/mercosur/index_pt.htm
    http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:21996A0319%2802%29:EN:NOT
  • Ja estamos em Dezembro de 2017

     

    Acordo de livre comércio entre o Mercosul e União Europeia está cada vez mais próximo

    Chanceler brasileiro diz acreditar que anúncio será feito ainda neste mês

     

    11/12/17 - 15h50 | Atualizado: 11/12/17 - 15h51

     

    https://www.google.com.br/amp/s/oglobo.globo.com/economia/acordo-de-livre-comercio-entre-mercosul-uniao-europeia-esta-cada-vez-mais-proximo-22176955%3fversao=amp

  • Até hoje, 01.02.18, esse acordo não foi concluido...

  • 2/2/2018 e...

    NADA DE ACORDO!

  • Junho de 2019 - Acordo fechado entre UE e MERCOSUL

  • Foi celebrado no dia 28/06/2019

    Tratado de livre-comércio vinha sendo negociado há duas décadas. Governo brasileiro celebra resultado, que vai eliminar tarifas e facilitar comércio entre os dois blocos. Juntos, grupos representam 25% do PIB mundial.

  • No dia 28 de junho de 2019, 20 anos após o início das negociações, foi firmado, em Bruxelas, em meio a 14ª Cúpula do , o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Esse acordo se coloca como o segundo maior acordo do mundo em relação ao PIB somado de seus participantes, atrás apenas do PIB do acordo entre a União Europeia e o Japão.

    Na primeira fase, de 2001 e 2004, as negociações avançaram em paralelo com as negociações da (Área de Livre Comércio das Américas), que era pensada pelos Estados Unidos. A força de barganha que uma negociação dava a outra (como alternativa) era importante ao seu prosseguimento.

    Quando a negociação da ALCA parou, dessa forma, houve também um esfriamento da negociação entre o Mercosul e a União Europeia. Os grandes pontos de discussão nesse momento eram os subsídios agrícolas fornecidos pela Europa, que poderiam prejudicar os concorrentes brasileiros e as proteções através de barreiras tarifárias e não tarifárias concedidas sobretudo à indústria pelo lado dos países do Mercosul.

    Em 2010 as negociações foram retomadas, com avanços nos textos, mas sem grandes avanços práticos. Os governos de Dilma Rousseff, no Brasil e Cristina Kirchner, na Argentina, mantiveram posturas protecionistas, visando defender os produtores e incentivar o desenvolvimento local. Da mesma forma que em momentos anteriores, essas barreiras conflitavam com os interesses europeus.

    No governo Temer essa não foi uma grande preocupação. Com a maior propensão a abertura econômica, houve novos avanços nas negociações, com diálogos em uma maior variedade de temas.

    Por fim, seguindo na proposta de abertura, o Acordo Mercosul – União Europeia foi um dos objetivos buscados pela Política Externa do governo Jair Bolsonaro, tendo sua assinatura concluída em 28 de junho.

    Fonte:

  • Gostem ou não gostem foi no governo de Jair Bolsonaro que isto ocorreu.

  • Presidente Bolsonaro conseguiu fechar o acordo Mercosul-União Europeia e, como era de se esperar, também "melou" o acordo, provavelmente a mando do Trump e com muitos protestos de países europeus como a Áustria, governada pela extrema direita, e a França, do liberal Emanuel Macrón, sobre os produtos agrícolas brasileiros serem mais baratos e competitivos com os produtos dos europeus, já que na Europa se deve seguir rigorosas medidas ambientais e de agrotóxicos.

    GAB: E

  • Gabarito: Errado.

    Quem promoveu esse acordo foi no governo de Bolsonaro.