SóProvas


ID
315025
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para uma interpretação crítica da realidade social, há de se compreender as diferentes relações que articulam esferas do processo de acumulação, produção, circulação e consumo

Alternativas
Comentários
  • alternativa---> b

  • Para uma interpretação crítica da realidade social é necessário conhecê-la em todos os seus aspectos, desde sua totalidade, até suas particularidades e singularidades. Deste modo, é necessário para verdadeiramente conhecer a realidade compreender o modo de produção e acumulação que a domina. Ademais, o capitalismo vai muito além de um processo produtivo, ele envolve e necessita desde uma ideologia que seja funcional a sua ordem até mecanismos de controle e reprodução social, sejam coercitivos ou não. Portanto, para obter um conhecimento crítico da realidade social é preciso conhecê-la em todos os seus aspectos, em sua totalidade, analisando a vida social, econômica e política por meio de uma perspectiva crítica. No que se refere a alternativa "a", ela está errada pois a questão se refere ao capitalismo atual e não utiliza-se mais o conjunto de técnicas tayloristas-fordistas, as quais são eliminadas do processo produtivo por volta de 1970 com a crise do capital, o qual buscará um processo de produção mais flexível. A letra "c" está errada pois também não nos encontramos mais no capitalismo monopolista (que se encerra por volta do século XIX) e a questão trata da atualidade. A letra "d" também está errada pois não ocorre uma valorização do operariado. A letra "e" está errada pois não há uma simplificação do "saber fazer", pelo contrário, na atual ordem flexibilizada do capital o estranhamento da mercadoria continua presente, isto é, o trabalhador ainda não se enxerga na mercadoria que ele próprio produz ou que ela é fruto do seu trabalho, porém agora isso é intensificado, já que a cooptação e manipulação que envolve o trabalhador é mais intensa, não é despótica, é manipulatória, e assim o fazer e o saber são utilizado para benefício do capital e da produtividade.


    RESPOSTA: B
  • Para uma interpretação crítica da realidade social é necessário conhecê-la em todos os seus aspectos, desde sua totalidade, até suas particularidades e singularidades. Deste modo, é necessário para verdadeiramente conhecer a realidade compreender o modo de produção e acumulação que a domina. Ademais, o capitalismo vai muito além de um processo produtivo, ele envolve e necessita desde uma ideologia que seja funcional a sua ordem até mecanismos de controle e reprodução social, sejam coercitivos ou não. Portanto, para obter um conhecimento crítico da realidade social é preciso conhecê-la em todos os seus aspectos, em sua totalidade, analisando a vida social, econômica e política por meio de uma perspectiva crítica.

     

    a) está errada, pois a questão se refere ao capitalismo atual e não utiliza-se mais o conjunto de técnicas tayloristas-fordistas, as quais são eliminadas do processo produtivo por volta de 1970 com a crise do capital, o qual buscará um processo de produção mais flexível.

    c) errada, pois também não nos encontramos mais no capitalismo monopolista (que se encerra por volta do século XIX) e a questão trata da atualidade.

    d) errada, pois não ocorre uma valorização do operariado.

    e) errada, pois não há uma simplificação do "saber fazer", pelo contrário, na atual ordem flexibilizada do capital o estranhamento da mercadoria continua presente, isto é, o trabalhador ainda não se enxerga na mercadoria que ele próprio produz ou que ela é fruto do seu trabalho, porém agora isso é intensificado, já que a cooptação e manipulação que envolve o trabalhador é mais intensa, não é despótica, é manipulatória, e assim o fazer e o saber são utilizado para benefício do capital e da produtividade.