SóProvas


ID
3150448
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Avalie as informações relacionadas à bioquímica e enzimologia clínica e indique se são verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.

( ) Aspartato aminotransferase é um indicador mais sensível e mais específico para a doença hepatocelular do que a alanina aminotransferase.
( ) Gama-glutamiltransferase é um indicador sensível para a detecção do dano hepático associado ao alcoolismo, mas também eleva-se no soro de pacientes com obstrução biliar.
( ) A mensuração da atividade no soro das enzimas amilase e lipase é útil para o diagnóstico da pancreatite aguda, sendo a amilase mais específica do que a lipase para a detecção da lesão pancreática.
( ) As troponinas cardíacas (I ou T) são os marcadores preferidos para o diagnóstico do infarto do miocárdio, sendo liberadas pelas células lesadas do músculo cardíaco, dentro de 8-10 horas após o início do infarto.
( ) As troponinas cardíacas são marcadores altamente sensíveis e específicos para a detecção do dano do miocárdio; porém, aumentos em suas concentrações séricas podem ser observados em pacientes com doença renal terminal.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    (F ) Aspartato aminotransferase é um indicador mais sensível e mais específico para a doença hepatocelular do que a alanina aminotransferase.

    ALT é mais sensível e específico

    (V) Gama-glutamiltransferase é um indicador sensível para a detecção do dano hepático associado ao alcoolismo, mas também eleva-se no soro de pacientes com obstrução biliar.

    (F ) A mensuração da atividade no soro das enzimas amilase e lipase é útil para o diagnóstico da pancreatite aguda, sendo a amilase mais específica do que a lipase para a detecção da lesão pancreática.

    lipase é mais específica

    (F) As troponinas cardíacas (I ou T) são os marcadores preferidos para o diagnóstico do infarto do miocárdio, sendo liberadas pelas células lesadas do músculo cardíaco, dentro de 8-10 horas após o início do infarto.

    dentro de 4 a 6 horas

    Agora opinião pessoal: sacanagem tornar a questão errada por diferença de horas.

    (V ) As troponinas cardíacas são marcadores altamente sensíveis e específicos para a detecção do dano do miocárdio; porém, aumentos em suas concentrações séricas podem ser observados em pacientes com doença renal terminal.