4.9. Departamentalização Funcional CARACTERÍSTICAS
É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a
função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de
Recursos Humanos etc.
Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das
tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.
RENNO
VANTAGENS: Estável, desempenho continuado e tarefas rotineiras.
A letra "a" seria a resposta, pois pediu uma característica e não uma vantagem. Enfim...
ESTRUTURA FUNCIONAL
É um tipo de estrutura em que há a DIVISÃO POR FUNÇÕES OU ÁREAS DO CONHECIMENTO como sejam (função financeira, aprovisionamentos, comercial e marketing, recursos humanos, produção, etc.).
Cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função.
Mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças NÃO SÃO constantes. A especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para galgar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua”.
Tal abordagem não é indicada para ambientes dinâmicos e em constantes mudanças. A estrutura tem dificuldade em responder de maneira rápida ao mercado. Também existem rachas departamentais, tanto por poder como por dinheiro. A preocupação com o todo não existe, cada departamento se preocupa em cumprir sua função com eficácia e passar a batata quente para frente.