SóProvas


ID
31516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito do Estado Novo, implantado pela Constituição de 1937.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: B. O Plano Cohen foi um plano forjado de que os comunistas iriam tentar dar um golpe e assumir o poder, a indicios de que a Ação Integralista Brasileira tenha ajudado Getúlio a "coloca-lo" em prática para implementar o Estado Novo. Tratou-se simplesmente de uma "justificativa" para a instauração da Ditadura.A) Era centralista. Baseaou-se na Constituição da Polonia. "A Polaca".C) A 1a Lei de Segurança Nacional foi proposta anteriormente a Const. de 1937, em 1935, e a mesma não continua vigente, tendo sido substituida por outras leis de segurança nacional no decorrer da história.D) Em 1928, ingressando no Partido da Representação Popular foi eleito deputado. Foi fundador da Ação Integralista Brasileira. Seus membros, usando roupas de cor verde e a letra Sigma, eram contra comunistas, liberais e nazistas. Quando Getúlio realizou o golpe de estado que implantou o Estado Novo, o integralismo foi proibido por Vargas. Com o fim oficial da ação, muitos integralistas no Rio de Janeiro, vendo-se traídos e perdidos no novo cenário político, juntaram-se aos liberais, sob comando de um Comandante desta tendência política, para tomar o palácio do Catete em 1938.E) Não foram substituidos todos os Governadores.
  • Complentando a resposta exposta sobre a letra E: o governador de Minas Gerais não foi substituído.
  • Correta letra B

    O Plano Cohen foi  uma farsa, um plano forjado que propagava que o país estaria ameaçado pelo perigo ''vermelho'', ou seja, políticos socialistas, que pretendiam a tomada do poder, e instalar o socialismo no Brasil. O plano surtiu efeito desejado, Getúlio vargas decretou estado de sítio, fechou o congresso e deu o golpe, instalando Estado novo, regime ditatorial,com nova constituição ( A polaca),   ermanecendo no poder de 1937 a 1945.
  • Toda vez que vejo falar do Plano Cohen eu imagino o Ben do Lost dando a noticia pra galera...

  • A)     Comparada à Constituição de 1934, a nova carta apresentava como característica nítida a descentralização do poder.

    ERRADO: “O Estado Novo concentrou a maior soma de poderes até aquele momento da história do Brasil independente. A inclinação centralizadora, revelada desde os primeiros meses após a Revolução de 1930, realizou-se completamente.”

    B)     O Plano Cohen serviu de pretexto para o reforço do autoritarismo.

    CERTO: “Faltava porém um pretexto para reacender o clima golpista. Ele surgiu com o Plano Cohen, (...). Sob a alegação de que o texto estava sendo distribuído nos quartéis, Getúlio e a cúpula militar decidiram antecipar o golpe, marcado para o dia 15 de novembro.”

    C)     A Lei de Segurança Nacional, até hoje vigente, foi proposta após a instauração da nova carta.

    ERRADO: “(...) Lei de Segurança Nacional (LSN), decreto-lei assinado por Castelo dois dias antes da posse de Costa e Silva. A LSN, que vigeu durante toda a ditadura e vigorou formalmente até 2009, responsabilizava toda pessoa, física ou jurídica, pela segurança do país, além de definir os crimes, as penas correspondentes e os processos e julgamentos aos quais estariam sujeitos aqueles que se antagonizassem à segurança interna.

    D)     Plínio Salgado, líder da Ação Integralista Brasileira, foi um dos grandes beneficiados pelo novo regime político.

    ERRADO: “Restavam os Integralistas, que haviam apoiado o golpe e esperavam ver Plínio Salgado no Ministério da Educação – um degrau importante na escalada para o poder. Getúlio cortou suas esperanças.”

    E)     Imediatamente após a implantação do Estado Novo, Getúlio Vargas substituiu todos os governadores de estado.

    ERRADO: “Em Minas Gerais, Benedito Valadares permaneceu no poder.”

    Questões A, B, D, E: FAUSTO, Boris. História do Brasil. 14. Ed. atual. e ampl., 3. reimpr. São Paulo: EDUSP, 2019. Cap. 7, p. 310-312.

    Questão C: D'ARAUJO, Maria Celina.; JOFFILY, Mariana. Os dias seguintes ao golpe de 1964 e a construção da ditadura (1964-1968). In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. N. (orgs.). O Brasil republicano 4: O tempo do regime autoritário: ditadura militar e redemocratização: quarta república (1964-1985). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019. Cap. 1.

  • Lei de Segurança Nacional vigente hoje é de 1983, do governo Figueiredo

  • O Plano Cohen serviu de pretexto para o reforço do autoritarismo.

    GABARITO = LETRA B

  • Gab. B

    Ce!

  • A primeira Lei de Segurança Nacional é de 1935.