SóProvas


ID
3151792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em geral, a principal fonte de alocação de recursos dos serviços públicos sobre os quais o Estado detém monopólio, fornecendo-os por custo irrisório diretamente cobrado do beneficiário ou sem sua contrapartida, é

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.11 – SUBSISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS DO SETOR PÚBLICO 

    11. Os serviços públicos possuem características peculiares tais como: universalidade e obrigação de fornecimento, encaradas na maioria das vezes como direito social, em muitas situações, têm apenas o estado como fornecedor do serviço (monopólio do Estado). O serviço público fornecido sem contrapartida ou por custo irrisório diretamente cobrado ao beneficiário tem (em sua grande maioria) o orçamento como principal fonte de alocação de recursos.

    Gab. A

  • Traduzindo: Qual a principal fonte de organização dos recursos que o estado tem poder, vindo de custos recebidos com ou sem obrigação? O orçamento claro, nele está todos os métodos de arrecadações, receitas e despesas, deveres e mais uma série de especificações.

  • gostei da parte "fornecendo-os por custo irrisório diretamente cobrado do beneficiário" faça-me rir KKKK

  • ORÇAMENTO: alocação da receita para a prestação de serviços públicos.

    O orçamento tem como principal fonte de arrecadação os tributos (impostos, taxas e contribuições de melhoria). Esse recurso é basicamente destinado aos programas de governo (projetos, atividades e operações especiais).

  • ...fornecendo-os por custo irrisório diretamente cobrado do beneficiário ou sem sua contrapartida...( NÃO ENTENDI).

  • ué????? kkkk Conceito novo de orçamento. Alguém reconhece a fonte??? De onde a cespe tirou esse conceito de orçamento??

  • Interessante a questão, uma redação jaguara, mas interessante.

  • A questão pede o conhecimento do conceito de SUBSISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS DO SETOR PÚBLICO (SICSP), de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) aplicáveis ao Setor Público.

    A Resolução CFC nº 1.366/2011 aprova a NBC T 16.11 que dispõe sobre o Sistema de Informação de Custos do Setor Público. A Resolução CFC nº 1.437/2013 alterou o nome dado para a NBC T 16.11, que passou a se chamar de Subsistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP).

    Dentro das características e atributos da informação de custos, observe o item 11:

    “Os serviços públicos possuem características peculiares tais como: universalidade e obrigação de fornecimento, encaradas na maioria das vezes como direito social, em muitas situações, têm apenas o estado como fornecedor do serviço (monopólio do Estado). O serviço público fornecido sem contrapartida ou por custo irrisório diretamente cobrado ao beneficiário tem (em sua grande maioria) o orçamento como principal fonte de alocação de recursos".

    A banca cobrou a literalidade da NBC T 16.11, sendo que as outras alternativas não guardam relação com a referida norma.

    Gabarito do professor: Letra A.

  • Questão mais mal formulada, pelamor

  • LETRA A

  • Prova: Analista - Ciências Contábeis

    RESOLUÇÃO CFC Nº 1.366, - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC

    Objetivo

    1. Esta Norma estabelece a conceituação, o objeto, os objetivos (...)

    Características e atributos da informação de custos

    10. Os serviços públicos devem ser identificados, medidos (...).

    11. Os serviços públicos possuem características peculiares tais como: universalidade e obrigação de fornecimento, encaradas na maioria das vezes como direito social, em muitas situações, têm apenas o estado como fornecedor do serviço (monopólio do Estado).

    O serviço público fornecido sem contrapartida ou por custo irrisório diretamente cobrado ao beneficiário tem (em sua grande maioria) o orçamento como principal fonte de alocação de recursos.

  • Mas que textinho rebuscado, hein?

  • Boa questão, apesar de nos levar a um entendimento bem equivocado e, consequentemente, ao erro.

    Melhor revisar!