SóProvas


ID
3152995
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Iamamoto (2002) afirma que a(o) assistente social, ao participar de trabalho em equipe interdisciplinar, como por a exemplo na saúde, dispõe de ângulos particulares de observação na interpretação das condições de saúde do usuário e uma competência também distinta, para o encaminhamento das ações, que a(o) diferenciam do médico, do enfermeiro, do nutricionista e dos demais trabalhadores que atuam na saúde. A atuação em equipe, portanto, vai requerer da(o) assistente social:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Segundo o documento "Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde":

    ? A partir do exposto, identifica-se que cada um desses profissionais, em decorrência de sua formação, tem competências e habilidades distintas para desempenhar suas ações. Concorda-se com Iamamoto (2002) que o trabalho coletivo não dilui as competências e atribuições de cada profissional, mas, ao contrário, exige maior clareza no trato das mesmas. A atuação em equipe, portanto, vai requerer do assistente social a observância dos seus princípios ético-políticos, explicitados nos diversos documentos legais (Código de Ética Profissional e Lei de Regulamentação da Profissão, ambos datados de 1993, e Diretrizes Curriculares da ABEPSS, datada de 1996).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Segundo Fatima Grave Ortiz, é importante considerar que, o trabalho Interdisciplinar NÃO pode desconsiderar os marcos regulatórios das profissões envolvidas, no caso do Serviço Social são: Código de Ética (1993), Lei de Regulamentação da Profissão, Nº 8.662/1993 (Em especial os artigod 4 e 5) e as Diretrizes Curriculares da ABPSS (1996).