Esta questão cobra do candidato conhecimentos gerais sobre os catálogos de bibliotecas.
Os catálogos de bibliotecas são importantes no registro das informações sobre a coleção de uma biblioteca, indicando de forma ordenada dados sobre os documentos como títulos, autores, editoras, ano de publicação, entre outros.
Essa fonte de informação facilita o acesso por parte dos usuários e auxilia a organização e disposição dos documentos nas estantes de coleções físicas. Além disso, os catálogos também podem ser usados como um inventário da coleção.
Com base nestes e outros conhecimentos gerais sobre o tema, identificamos as alternativas como:
A) ERRADA. Ambas as características não podem ser identificadas objetivamente nos catálogos.
B) ERRADA. As instruções para estratégias de busca não compõem necessariamente o conteúdo dos catálogos. A classificação dos itens é geralmente apresentada, mas não é obrigatória.
C) ERRADA. Ambas as características não podem ser identificadas objetivamente nos catálogos.
D) ERRADA. A ideia de “informação catalográfica suficiente" é bastante subjetiva e não pode ser prevista de antemão, sendo que cada usuário diferente pode considerar suficiente ou não o nível de descrição. As fontes podem ser apresentadas, mas não são obrigatórias.
E) CERTA. São os principais objetivos do catálogo: registrar a existência de um item na coleção e sua localização. A localização pode ser por meio da apresentação do número de classificação, mas pode também ser apresentada de outras maneiras.
Gabarito do Professor: Letra E .
Conforme Ferraz (1991, p. 91):
Então, no catálogo, o usuário pode encontrar duas importantes peças de informação: se a biblioteca possui o item desejado e, se tem, onde ele esta localizado na coleção.
Gab. E
FERRAZ, , Iraneuda Maria Cardinalli. Uso do catálogo de biblioteca: uma abordagem histórica. Transinformação, Campinas, v. 3, n.1/2/3, p. 90-114, jan./dez. 1991. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/55433