SóProvas


ID
3154024
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A catalogação pode ser definida como

Alternativas
Comentários
  • Segundo Mey & Silveira (2009, p. 7):

    Catalogação - estudo, preparação e organização de mensagens, com base em registros do conhecimento, reais ou ciberespaciais, existentes ou passíveis de inclusão em um ou vários acervos, de forma a permitir a interseção entre as mensagens contidas nestes registros do conhecimento e as mensagens internas dos usuários.

    Gab. A

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre a catalogação e seus conceitos relacionados. 

    A catalogação é uma atividade que descreve e organiza itens bibliográficos de forma sistemática, se baseando em regras pré-definidas com o objetivo de criar um registro que facilite o acesso à informação pelos usuários de uma biblioteca, centros de informação, sistemas eletrônicos e virtuais de informação, entre outros. 

     O resultado desse processo é a produção de fontes de informação e metadados que facilitam o acesso do usuário como o catalogo de uma biblioteca, fichas catalográficas, registros bibliográficos em formatos eletrônicos como os registros MARC, etc. 

    Desta forma, identificamos as alternativas como: 

    A) CERTA. Define corretamente as características da catalogação e seu principal objetivo que é facilitar o acesso à informação.  

    B) ERRADA. A descrição está ligada as atividades de preservação e conservação do acervo. 

    C) ERRADA. O uso do termo “perene" não se aplica, visto que as regras de catalogação são revistas com frequência para se adaptar as mudanças tecnológicas e de suporte. 

    D) ERRADA. A descrição não tem qualquer relação com a atividade da catalogação. 

    E) ERRADA. Esta atividade faz uso do produto da catalogação, mas não tem relação direta com a atividade. 

    Gabarito do Professor: Letra A .

  • Na letra E, para além da omissão do dispositivo (art. 198, I), há também o Art. 195. do CC, segundo o qual "os relativamente incapazes e as pessoas jurídicas têm ação contra os seus assistentes ou representantes legais, que derem causa à prescrição, ou não a alegarem oportunamente." Logo, se infere pela possibilidade