-
Os metadados estão divididos em três classes conceituais:
Metadados descritivos: eles têm a tarefa de descrever um objeto para torná-lo mais fácil de ser descoberto e identificado posteriormente; podem incluir elementos tais como título, autor, resumo, palavras-chave e identificador persistente. Dependem dos metadados estruturais para serem construídos. DESCREVE e IDENTIFICA.
Metadados estruturais: relacionados à documentação de recursos complexos, compostos por vários elementos, devem ser recompostos e ordenados. Por exemplo, como as páginas de um livro, digitalizadas separadamente, são vinculadas entre si e ordenadas para formar um capítulo. FACILITA A NAVEGAÇÃO.
Metadados administrativos: fornecem informações que apoiam os processos de gestão do ciclo de vida dos recursos informacionais. Incluem, por exemplo, informações sobre como e quando o recurso foi criado e a razão da sua criação. Nessa categoria, estão metadados técnicos que explicitam as especificidades e dependências técnicas do recurso; inclui também os metadados voltados para apoio à gestão dos direitos relacionados ao recurso. FACILITA O GERENCIAMENTO E O PROCESSAMENTO DE COLEÇÕES DIGITAIS.
GAB. B
-
ALTERNATIVA: B
Quinta questão com esse conteúdo, ou seja, é cobrado!!!
TIPOS DE METADADOS
Administrativos – informações para auxiliar o gerenciamento de um recurso, como por exemplo, quando e como o mesmo foi criado, tipo de arquivo e outras informações técnicas, e sobre quem tem acesso a ele.
Descritivos – orientados para a descoberta ou identificação. Pode incluir elementos como título, resumo, autor, palavras-chave, <tags>, categorias, dentre outros.
Estruturais – indicam como objetos compostos são colocados juntos, como, por exemplo, como que páginas são ordenadas para formar capítulos.
-
Esta questão aborda os tipos de metadados no âmbito da
Ciência da Informação.
É importante que o candidato se atente a seguinte limitação
de campo descrita no enunciado: os metadados no contexto da Ciência da
Informação.
Isto por que os metadados também podem ser usados em outros
contextos como a segurança da informação na qual os metadados técnicos, por
exemplo, são metadados utilizados para registrar as funções de um sistema, o
comportamento dos metadados, identificar quantidades de acesso e outros dados
de segurança.
Não é o que se pede neste caso. No contexto da CI, os
metadados são classificados em três tipos:
Metadados Administrativos:
usados para auxiliar o gerenciamento de determinado recurso, indicando
dados sobre sua criação, o tipo de arquivo,
sua extensão, a quem o seu acesso é destinado, etc.
Metadados Descritivos
: usados na recuperação e identificação de um item de informação, usando
descritores como título, autor, palavras-chave, <tags>, categorias,
classificação, resumos, notas especiais, dentre outros.
Metadados Estruturais:
são usados na documentação de recursos de informação de maior complexidade.
O exemplo mais comum neste caso é a ordenação de paginas digitalizadas separadamente
de um mesmo livro que são identificadas em determinada sequência.
Com base nestas informações, a alternativa que se adequa ao
contexto da CI é a letra B.
Gabarito do
Professor: Letra B.
-
Complementando..
Administrativo ---> Metadados usados no gerenciamento e administração de coleções e recursos de informação. Exemplos: Informações de aquisição e avaliação; Direitos e rastreamento de reprodução; Documentação de requisitos e protocolos legais, culturais e de acesso à comunidade; Informações de localização; Critérios de seleção para digitalização; Documentação de repatriamento digital.
Descritivo ---> Metadados usados para identificar, autenticar e descrever coleções e recursos de informações confiáveis relacionados. Exemplos: Metadados gerados pelo criador e pelo sistema originais; Pacote de informações de envio; Registros de catalogação; Encontrar ajudas; Controle de versão; Índices especializados; Informação curatorial; Relacionamentos vinculados entre recursos; Descrições, anotações e alterações de criadores e outros usuários;
Preservação ---> Metadados relacionados ao gerenciamento de preservação de coleções e recursos de informação. Exemplos: Documentação da condição física dos recursos; Documentação de ações tomadas para preservar versões físicas e digitais de recursos (por exemplo, atualização e migração de dados); Documentação de quaisquer alterações que ocorram durante a digitalização ou preservação.
Técnico ---> Metadados relacionados a como um sistema funciona ou se comporta. Exemplos: Documentação de hardware e software; Informações processuais geradas pelo sistema (por exemplo, roteamento e metadados de eventos); Informações técnicas de digitalização (por exemplo, formatos, taxas de compressão, rotinas de dimensionamento); Rastreamento de tempos de resposta do sistema; Dados de autenticação e segurança (por exemplo, chaves de criptografia, senhas).
Uso ---> Metadados relacionados ao nível e tipo de uso de coleções e recursos de informação. Exemplos: Registros de circulação; Registros de exposições físicas e digitais; Rastreamento de uso e usuário; Reutilização de conteúdo e informações multiversioning; Pesquisar registros; Metadados de direitos.