SóProvas


ID
3154123
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

“Mulher de 25 anos de idade, de bom nível socioeconômico e cultural, apresenta-se com queixa de perda de 17kg de peso corporal, nos últimos cinco meses, e amenorreia. Relata que há cinco meses não ingere mais alimentos que tenham quaisquer uma dascores: “branca ou verde ou amarela”, motivada exclusivamente por falta de interesse nesses alimentos.

Revela que se afastou completamente de situações sociais e eventos laborais de longa duração onde são servidos alimentos, pois nesses contextos permanecia horas com fome em razão de não ter desejo em ingerir alimentos contendo uma das cores que mencionou.

Relata preocupações, quando vai alimentar-se, com a possibilidade de ter náuseas após ingerir alimentos; com repetidos afastamentos laborais breves, para receber alimentação via enteral em ambiente hospitalar.”

Com base no caso-hipotético acima, o diagnóstico mais apropriado para a paciente é:

Alternativas
Comentários
  • O Transtorno Alimentar Restritivo se baseia evitação ou a restrição alimentar em alguns indivíduos podem se basear em características como a qualidade do alimento, sensibilidade extrema a aparência, cor, odor, textura, temperatura ou paladar. Esse comportamento foi descrito como “ingestão restritiva”, “ingestão seletiva”, “ingestão exigente”, “ingestão perseverante”, “recusa crônica de alimento” e “neofobia alimentar”. Indivíduos com sensibilidades sensoriais mais pronunciadas associadas ao autismo podem exibir comportamentos semelhantes. A evitação ou a restrição alimentar também podem representar uma resposta negativa condicionada associada à ingestão alimentar.