SóProvas


ID
3155041
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixou o Brasil para três níveis abaixo do grau de investimento com perspectiva estável. A redução da nota do país foi divulgada hoje (11/01) à noite.

(Agência Brasil. goo.gl/MC2L98. Acesso em 27 jan.2018)


Uma das justificativas apresentadas para o rebaixamento foi

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda uma notícia sobre a redução da classificação de risco de investimento no Brasil, produzida por agência especializada no tema. O enunciado questiona qual a justificativa para tal ação.

    A) O Brasil possui forte participação no comércio mundial através de suas exportações de commodities, que possuem importante participação na composição do Produto Interno Bruto PIB.
    B) Para agências de classificação de risco de investimento, a situação fiscal de um país é o principal indicador e as citadas reformas fazem parte de um programa cujo objetivo é reduzir gastos públicos de forma a aumentar o superávit primário, que é a diferença entre arrecadação e despesas. Apesar da realização de algumas dessas reformas, como a da previdência e trabalhista, outros fatores, como os custos da administração da crise sanitária da COVID-19 mantiveram a classificação do risco de investimento no Brasil baixa. Alternativa correta. 

    C) Indicadores sócio econômicos como a desigualdade tem pouca relevância para a produção das análises de classificação de risco de investimento.  
    D) O viés da taxa básica de juros no Brasil é de baixa desde 2018.
    E) Grandes privatizações não possuem efeitos automáticos sobre a classificação da taxa de juros, sobretudo em casos de rebaixamento da nota. 




     Gabarito do professor: B.
  • Para agências de classificação de risco de investimento, a situação fiscal de um país é o principal indicador e as citadas reformas fazem parte de um programa cujo objetivo é reduzir gastos públicos de forma a aumentar o superávit primário, que é a diferença entre arrecadação e despesas. Apesar da realização de algumas dessas reformas, como a da previdência e trabalhista, outros fatores, como os custos da administração da crise sanitária da COVID-19 mantiveram a classificação do risco de investimento no Brasil baixa. Alternativa correta