SóProvas


ID
3155296
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na regra de tarifação com base no custo marginal, no caso em que a indústria regulada produz bens e serviços múltiplos, para que a alocação de recursos satisfaça a condição de second best, a fixação de preços deve ser feita obedecendo-se à regra de

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Lipsey e Lancaster (1956) verificaram que as condições de Pareto nem sempre eram satisfeitas, considerando ser necessário evitar a repetição do erro, desenvolvendo então a teoria do segundo melhor (second-best) procurando assim resolver situações em que uma ou mais condições de Pareto possam não ser atendidas, passando a procurar o ajuste da economia não pela otimização, mas pela procura de uma segunda melhor alternativa para o problema. Este novo princípio estabelece que só é possível conseguir um ótimo abandonando as restantes condições.  

    O modelo alternativo de second-best apresenta-se como uma regra tarifária distinta do modelo a custo marginal, tendo como objetivo a otimização do excedente por meio da igualização da receita total ao custo total.

    Quando uma entidade opera com economias de escala, não chega a uma solução eficiente, no sentido do ótimo de Pareto, associado a que o custo marginal de um monopólio, operando com retornos crescentes, leva necessariamente à sua falência, pois as receitas, neste caso, ficam por definição abaixo do custo. 

    Deste modo a regra de Ramsey-Boiteux afigura-se como uma solução viável para estabelecer preços em monopólios com orçamentos equilibrados.

    Os preços de Ramsey constituem preços ótimos do tipo segundo melhor, na medida em que garantem a maximização da eficiência econômica da entidade quando esta é obrigada a respeitar uma restrição orçamental que serve como garantia da sua operação sem prejuízos, ainda que sem o recebimento de qualquer subsídio externo.