SóProvas


ID
315787
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O resultado negativo da equivalência patrimonial na Demonstração dos Fluxos de Caixa elaborada pelo método indireto constitui

Alternativas
Comentários
  • Pelo método indireto de apuração do fluxo de caixa, partimos inicialmente do resultado líquido. Antes de fazer os lançamentos que modificam o caixa e os equivalentes de caixa precisamos 'SOMAR" os valores que deduzem o resultado como por exemplo depreciações e "AJUSTES NEGATIVOS DE EQUIVALENCIA PATRIMONIAL".
  • Colega, acho que seu comentário ficou confuso

    Uma despesa que não representa saída de caixa deve ser somada ao lucro no método indireto, constituindo um ajuste POSITIVO no lucro líquido
  • O resultado da Equivalência Patrimonial(EP) deve ser descontado do resultado do exercicio, no metodo indireto. Esses ajustes servem para conciliar o resultado as disponibilidades geradas pelas atividades operacionais.

    Como o resultado da EP é negativo, o efeito sobre o resultado do exercicio sera positivo, pois estamos retirando um valor negativo.
    Caso o resultado da EP fosse positivo o efeito sobre o resultado do exercicio seria negativo, pois estamos retirando um positivo.

  • A resposta ara sua dúvida está no enunciado da questão: "...sabendo-se que a contrapartida credora da realização da reserva de reavaliação foi a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados"
  • O resultado negativo da equivalência patrimonial deve ser somado ao lucro líquido do exercício (adição).

    Demonstração dos fluxos de caixa

    1.000 ---------------------------- Lucro líquido do exercício

    100 ------------------------------- Resultado negativo da equivalência patrimonial

    =====

    1.100 ------------------------------Lucro ajustado

     

    Fonte: Ferreira (2018, p. 788)

  • Gabarito Letra D!

     

    Essa conta deve ter o saldo revertido, a fim de ajustar o lucro pelo método indireto.