SóProvas


ID
3159133
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Material químico que é utilizado de forma rotineira na preparação de um mamífero:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão pede qual material químico é utilizado (rotineiramente) quando se prepara um mamífero coletado. 
    A preparação ou fixação é o processo para que os materiais biológicos sejam guardados e conservados em um longo período de tempo, para finalidade científica ou didática. Os métodos de fixação podem ser secos (por taxidermia) ou úmidos (líquidos fixadores e conservadores). A fixação seca ocorre quando o animal é "empalhado", retirando-se as vísceras e preenchendo o corpo com outros materiais, preservando a pele e tamanho real. A fixação úmida utiliza líquidos fixadores, principalmente o formol, em mistura composta por 90% de água e 10% de formol. A utilização do formol enrijece os tecidos, sem torná-los duros ou quebradiços. (Conservação de espécimes utilizando técnicas de taxidermia a fim de promover a educação ambiental. Baungratz, A. R., Rankrape, F., Haas, J. Arquivos do MUDI, v.22, n.1, p. 79-89, 2018; Coleta e preparação de material zoológico:peixes a mamíferos. Engenharia Biológica Universidade Federal do Ceará (UFC), Disciplina: Zoologia de Deuterostômios)


    O material químico utilizado na preparação de mamíferos é:
    a) ácido sulfúrico. Esse ácido é um líquido corrosivo muito utilizado em indústrias e laboratórios, e não é um composto para fixar ou preparar mamíferos. Incorreta.
    b) carbonato de sódio. Esse composto é um sal translúcido e branco, normalmente utilizado para produção de detergentes e para equilíbrio do pH em água. Não é utilizado no processo de preparação de mamíferos. Incorreta.
    c) formol. O formol é a substância mais utilizada no processo de fixação de aves e mamíferos, pois torna a estrutura corpórea dos animais rígida e ideal para conservação a longo prazo. CORRETA.
    d) sulfato de zinco. Esse composto é um suplemento alimentar utilizado normalmente em pacientes diabéticos, e para tratamento da deficiência de zinco. Incorreta.
    e) ácido mandélico. Esse ácido é um composto derivado da hidrólise de extrato de amêndoas e é geralmente utilizado para combater acnes e envelhecimento. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.