Essa questão fala que a manipulação desnecessária deve ser evitada em peças que passaram pelo processo de preparação de manequim, e duas substâncias são utilizadas depois da peça seca para que essa manipulação não ocorra.
A preparação ou fixação é o processo para que os materiais biológicos sejam guardados e conservados em um longo período de tempo, para finalidade científica ou didática. Os métodos de fixação podem ser secos (por taxidermia) ou úmidos (líquidos fixadores e conservadores). A fixação seca ocorre quando o animal é "empalhado", retirando-se as vísceras e preenchendo o corpo com outros materiais, preservando a pele e tamanho real. O preenchimento das peças pode ser realizado adicionando pequenas quantidades de naftalina (naftaleno) para afastar organismos e evitar odores indesejáveis. A colocação de naftalina e sílica após a preparação das peças se faz necessária, pois afasta possíveis traças ou baratas, e absorvem a umidade do local (ex. vitrine) utilizado para manter as peças. (Conservação de espécimes utilizando técnicas de taxidermia a fim de promover a educação ambiental. Baungratz, A. R., Rankrape, F., Haas, J. Arquivos do MUDI, v.22, n.1, p. 79-89, 2018; Coleta e preparação de material zoológico:peixes a mamíferos. Engenharia Biológica Universidade Federal do Ceará (UFC), Disciplina: Zoologia de Deuterostômios)
As substâncias utilizadas para evitar a manipulação desnecessária das peças preparadas são:
a) ácido bórico e sulfúrico. O ácido bórico é uma substância que atua com ação antisséptica e adstringente, no combate de infecções por bactérias ou fungos, e o ácido sulfúrico é um líquido corrosivo muito utilizado em indústrias e laboratórios, não sendo utilizadas em peças para vitrine. Incorreta.
b) sílica e naftalina. A sílica (dióxido de silício) é um composto utilizado para absorção da umidade e a naftalina (naftaleno) é um hidrocarboneto que atua como repelente natural, afastando possíveis traças ou outros organismos. CORRETA.
c) arsênico e sulfato de zinco. O arsênico é um metal pesado, classificado como venenoso, que causa toxicidade crônica ou aguda, e o sulfato de zinco é um suplemento alimentar utilizado normalmente em pacientes diabéticos, e para tratamento da deficiência de zinco, não são substâncias utilizadas para preservação de peças. Incorreta.
d) ácido mandélico e carbonato de sódio. O ácido mandélico é um composto derivado da hidrólise de extrato de amêndoas e é geralmente utilizado para combater acnes e envelhecimento, e o carbonato de cálcio é um sal translúcido e branco, normalmente utilizado para produção de detergentes e para equilíbrio do pH em água, não utilizados para preservação de peças secas. Incorreta.
e) sulfato de zinco e glicerina. O sulfato de zinco é um suplemento alimentar utilizado normalmente em pacientes diabéticos, e para tratamento da deficiência de zinco, e a glicerina (glicerol) é um composto que possui propriedades que auxiliam no tratamento da pele, não sendo utilizadas em peças que serão expostas. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra B.