O Excel, nas fórmulas, sempre faz referência às células, linhas e colunas, até mesmo como forma do programa localizar os valores neles contidos, e realizar os cálculos. Esta referência é a base do Excel, sem as quais o próprio programa não poderia realizar os cálculos, segundo as regras atuais do software. As colunas são referenciadas pelas letras, e as linhas pelos números.
Portanto:
A) =SOMA(1:3) - Não existe. Não há referência às colunas.
B) =SOMA(A1:C1) - o Excel calculará apenas os valores contidos na célula A1 até a célula C1 (ou seja, A1, B1 e C1)
C) =SOMA(A1:C3) - o Excel calculará apenas os valores contidos na célula A1 até a célula C3 (ou seja, A1, A2, A3, B1, B2, B3, C1, C2 e C3)
D=SOMA(A:C): Aqui há uma exceção à regra. Quando na fórmula é dito ao programa para calcular todas as colunas, não há necessidade de repetir as mais de 1 milhão de linhas do Excel. Se assim o fosse, imagem só o tamanho da fórmula (A1, A2, ... A1.000.000, C1, C2, C1.000.000 etc). Portanto, o Excel entende que deve-se calcular todos os valores contidos em todas as linhas das colunas referenciadas. Ou seja, o programa vai calcular todos os valores contidos (ou que serão preenchidos posteriormente) da célula A1 até a célula C1.000.000 (o número é maior do que um milhão). Portanto, este é o gabarito da questão.
E=SOMA(A*:C*) - Não existe regra para esta fórmula.
Espero ter ajudado!
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Prof. Diego Carvalho
Comentários: as três primeiras colunas de uma planilha são A, B e C ou A:C, logo temos =SOMA(A:C).
Professor, não poderia ser a Letra B? Não, porque ele pediu a coluna inteira e, não, apenas a primeira linha.