SóProvas


ID
315985
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere:
I. Windows é software proprietário e Linux é software livre.
II. Windows é alvo de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus.
III. Apenas o Windows possui interface gráfica intuitiva.
Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I. Windows é software proprietário e Linux é software livre. CORRETO
    II. Windows é alvo de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus. CORRETO
    III. Apenas o Windows possui interface gráfica intuitiva. ERRADO o linux tb tem interface grafica intuitiva
  • Bem nessa a FCC viajou.

    LINUX não atrai muita invasão, pelo fato dele ter poucos usuários, contra a imensa esmagadora maioria do Windows. Se hoje temos vírus em sistemas comop ANDROID, Symbiam, etc. o que dirá do LINUX sendo popularizado? Nenhum sistema é imune.

    Dei uma pesquisada na Google sobre a "imunidade" do Linux e achei este artigo interessante, e a maioria que falam da imunidade do LINUX datam de 2006 para trás:


    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/A-mitologia-da-imunidade-a-virus-no-Linux

    http://espacoliberdade.blog.br/blog/2011/06/linux-ainda-esta-imune-aos-virus/


    Bem como é Gabarito Preliminar, é melhor esperar o definitivo. Saindo o definitivo aí sim veremos o que a FCC que dizer com isto.

    Mas a única coisa que conseguir achar é que:
    "Os vírus para Microsoft não funcionam no Linux, já que o tipo de binário é diferente nos dois sistemas. "
    FONTE: http://www.linhadefensiva.org/forum/index.php?showtopic=110892






     

  • Letra C. O item I mostra que o Windows é um software pago e o Linux é gratuito. O item II mostra uma realidade: o Windows possui mais usuários, possui mais pragas que o ataca, possibilita a execução automática sem o consentimento do usuário, enquanto que o Linux possui menos usuários, menos pragas e principalmente: exige a anuência explícita do usuário antes de executar qualquer aplicação, sendo este o motivo principal para que as pragas digitais não obtenham muitos resultados nos ataques. O item III está errado, porque todos os ambientes operacionais atuais possuem uma interface gráfica intuitiva, desde o Windows até o Linux, passando pelo Snow Leopard, Android, etc.
  • II. Windows é alvo de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus.

    A quase  imunidade, como diz a questão, do Linux não pode ser comprovada pelo fato de o sistema ser pouco usado e consecutivamente pouco atacado. O que pode-se afirmar é que o Linux  não é um alvo tão recorrente. Nada mais.

  • Ser praticamente imune é uma coisa, ser praticamente não visado, fora de alvo é outra coisa.

    O Linux é tão imune quanto qualquer outro sistema operacional, mas assim comoo mac os, não existem tantas pessoas que  desenvolvem vírus ou invasores como para o windows.

    Não concordo com o gabarito, passível de recurso.
  • Todo software livre é gratuito?

    Você já sabe que o software livre consiste na ideia de que você possa utilizar, distribuir, estudar o código-fonte ou até modificá-lo, sem necessidade de pedir autorização ao seu desenvolvedor. Softwares nestas condições geralmente não requerem pagamento, mas isso não é regra: um programa pode ser livre, mas não necessariamente gratuito.

  • Letra A, única correta.

    II. Windows é alvo de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus.

    Neste item independente da quantidade de usuarios que utilizam o linux ou o windows. Já que ele está se referindo ao software. Quando a banca diz praticamente, entendi que o Linux pode ser menos afetado do que o Windows o que não é correto.
  • Olha, estou completamente fora da minha área, mas me arrisco a parafrasear o Prof. Deodato Neto que usou essa mesma questão em um curso que estou fazendo. Segundo ele, o Linux, por ser livre (o que nada tem a ver com gratuidade), permite alterações, no seu código fonte, pelos usuários. Assim, temos no planeta 6 bilhões de "vigilantes" do Linux, impedindo que qualquer vírus ou praga virtual ataque alguma área sensível do programa. Os usuários estão sempre corrigindo as falhas do Linux. Pra mim, que não tenho muita (ou quase nenhuma) experiência em TI, essa explicação foi suficiente. Espero ter ajudado.

    Bons estudos.
  • Como uma banca de nível nacional pode dar como certa o item B? Não existe meio termo: ou é imune ou não é imune!! Quem estuda raciocínio lógico sabe do que falo: ou...ou. Sabemos que Linux não é imune a vírus!!
    "Praticamente" não existe!

  • A questão é bem simples e não deve ser anulada nem nada...

    Quando o item II diz que o Linux é "praticamente imune a virus" quer se referir ao fato de que há muito pouco virus desenvolvidos para esse sistema. Como já foi falado, o Linuz utiliza um binário diferente do Windows e, portanto, deve ser desenvolvido virus específico pra esse sistema. Como não é muito utilizado quanto o Windows e normalmente se desenvolve virus para ter alguma espécie de proveito com invasões do sistema, o Linux acaba por ter uma certa imunidade a virus, pois os virus desenvolvidos com base no Windows não funcionam nele...

    Espero ter ajudado.
  • Linux não é imune a vírus correto. Mas é "praticamente imune" sim pelo fato de ser um sistema diferente usada pela minoria de uma elite. Então os milhares de vírus que hoje existem, o linux é praticamente imune a eles o que não acontece ao Windows.

    Agora se não existisse a palavra "praticamente" daí poderia concordar que a FCC estaria errada.
    II. Windows é ALVO de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus. 

    Corretíssimo.

  • Achei bem interessante o pessoal discutir a questão.
    Também gostei da resposta do prof. Deodato, mas discordo completamente.

    II. Windows é alvo de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus. 

    O Linux não é imune, nem mesmo pq seu código é livre e a comunidade de desenvolvedores é forte. Ele simplismente não é um alvo recorrente. Nenhum outro sistema é tão alvo quanto o Windows. Mesmo assim são alvos, e não são imunes.

    Essa questão é muito viagem da banca, muito mal formulada.

    É questão de informática ou de português ou de raciocínio lógico? Vão dizer que o "enquanto" tá fazendo sentido de oposição e pelo raciocínio lógico entende-se como negação da afirmativa anterior...Aff... Isso é informática! E NENHUM SISTEMA OPERACIONAL É IMUNE... Principalmente o Windows que para liberar determinados recursos para softwares, exige autorização do Administrador e mesmo assim não é imune...
    Ridícula questão, faz pouco da inteligência do candidato.
  • Com certeza quem é alienado ao Windows nao gostou dessa questao.
    Quem ainda nao utilizou o Linux eu aconselho deixar de lado o Ruindows, O linux é MUITO MELHOR!
    Ele ser Free é apenas um detalhe.. 
  • O pessoal que errou não quer acreditar no erro.. Como o colega expôs acima, é pura interpretação. Estão excluindo o praticamente. Procurem num dicionário:

    Significado de Praticamente
     
    adv. De modo prático, cômodo.
    Quase, aproximadamente: os resultados são praticamente nulos.

    Difícil é assumir um erro. Agora não dêem falsas experanças a quem está estudando aqui.

     
  • Ola queridos colegas de labuta!
    é inevitavel não entrar no merito desta questão, o fato é que sou Analista de TI, já dei aula de Sistemas Operacionais e errei essa questão e o comentario que tenho a fazer é que no minimo a questão foi mal elaborada, não quero discutir o significado da palavra PRATICAMENTE que é a grande armadilha nesta questão e sim a analise da questão como um todo!
    a questão fala sobre a imunidade de virus e se analizarmos de forma generalizada vamos entender que estamos falando sobre a ocorrência ou não de virus , ou seja, é como se o LINUX tivesse um atributo particular que o deixasse mais ou menos seguro e o fato é que não há, logo o que deveria ser perguntado é "O LINUX SOFRE MENOS COM ATAQUES DE VIRUS " a resposta seria "SIM ", mas a imunidade não ocorre, Mas como Diz o Professor GABRIEL PACHECO (o Pessoal da TI conhece) "O avaliador te odeia e quer encontrar formas diferentes de fazer você errar", essa questão sem duvida entra no merito da discursão da TI, com direito de analise sematica e até Logico Matemático.

    enfim se não foi anulada devemos armazenar em nosso banco de Dados como jurisprudencia e lembrar dela para uma proxima oportunidade.

    Grande abraço e Bons estudos a TODOS !!!!
  • Entendo a revolta de alguns colegas com o gabarito; porém, por se tratar de uma questão da FCC, o candidato deve escolher a mais correta ou a menos errada, que sem dúvida é essa. Acho bem pior quando o Cespe resolve fazer o mesmo tipo de questão com "certo" ou "errado"... 
  • Praticamente imune = não imune.

    Questão muito maliciosa! Bom, eles tentaram fazer o que eles nunca fazem: originalidade!
  • Pois é Galera, achei essa questão com cara de recurso, por que a banca afirmou que o Linux é praticamente Imuni...Acho isso um absurdo, a banca não anular tal questão...será q outras questões com o mesmo entendimento serão aceitáveis?  
  • Não existe praticamente imune.
    Gabarito correto é somente a letra A.
    Deveriam ter entrado com recurso para esta questão.
  • imune não seria o termo correto.

  • Atualmente, o sistema operacional Linux é conhecido por ser o SO mais seguro do mercado, imune a vírus, muito mais confiável que o seu concorrente da Microsoft. Praticamente, a ocorrência de vírus para Linux é nula, aparecendo somente um outro caso isolado, mas ainda sim existe uma chance remota de contrair alguma ameaça.

    Por sua vez, Clam AntiVirus foi desenvolvido para tentar minimizar o máximo este problema, tentando eliminar as ameaças que ainda resistem a toda segurança deste sistema operacional. Este antivírus é totalmente GPL, portanto, nenhum tipo de taxa é cobrada!!!

    Entre seus principais serviços, estão: procura eficiente de mallwares; scanner de vírus através de linha de comando; ferramenta avançada para atualização da base de dados; e o mais importante de todos, a busca de ameças em emails de gateways específicos para esse tipo de serviço.

    O principal uso de Clam AntiVirus é focado em servidores, nos quais uma grande massa de dados é transferida diariamente. Talvez em computadores pessoais a segurança oferecida pelo próprio sistema operacional  Linux já seja suficiente.



    Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/linux/download/clam-antivirus.htm#ixzz2yE2oZOoQ


  • Se fosse Imune a vírus, o linux não precisaria de anitivírus.

  •  Linux é praticamente imune a vírus != Linux é imune a vírus.

  • Como que a afirmativa: I- ''Windows é software proprietário e Linux é software livre'' está errada? Qual a justificativa da banca? alguém sabe?

  • o item II ao meu ver está correta sim, pois a palavra PRATICAMENTE denota incerteza,ou seja,pode sim ser alvo vírus.Sendo assim  dizer que É IMUNE A VÍRUS é diferente de dizer É PRATICAMENTE IMUNE....

  • Conclusão: A única certeza que tive foi que o "avaliador da banca" é muito "fã" do LINUX.

  • Fato é que o examinador quis brincar, e nessa brincadeira muita gente rodou

    Observando o item:


    II. Windows é alvo de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus.


    Quando ele afirma que o Windows é alvo de "milhares" de vírus, logo em nossas mentes é formada a ideia de quantidade, de grande quantidade de número, certo? E Logo em seguida o examinador quebra nossa expectativa com enquanto o Linux é "Praticamente" imune a vírus, isso acaba meio que criando uma ideia antítese um conflito, se você não prestar atenção ao termo principal: "Praticamente", que na questão deixa claro que o linux não é imune a vírus mais comparado ao windows que tem a maioria de usuários esmagadora e sofre mais ataque consequentemente, então estaticamente por assim dizer e até mesmo logicamente o Linux não sofre tanto ataque de vírus como o Windows e pela forma que a banca colocou está correta, mesmo que vc na hora não concorde exatamente com os termos, deve-se analisar o sentido que a banca quis passar, por isso é importante estudar o perfil da banca para não cair nessas cacas de bananas.


    Significado de Praticamente

    adv. De modo prático, cômodo.
    Quase, aproximadamente.


  • Prezados, vamos analisar os itens dessa questão :

    I. Windows é software proprietário e Linux é software livre.

    Item correto. O Windows possui seu código fonte fechado, enquanto o Linux possui seu código fonte aberto.

    II. Windows é alvo de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus.

    Item correto. Apesar de existirem vírus para sistemas Linux, eles são de número bem menor.

    III. Apenas o Windows possui interface gráfica intuitiva.

    Item errado. Existem inúmeras interfaces gráficas do Linux que proporcionam interface gráfica intuitiva.

    Portanto, alternativa correta é a letra C.



    RESPOSTA: C

  • Questão passível de anulação! O Linux é tão propício a vírus quanto o Windows, mas é claro que quase a totalidade dos softwares maliciosos são desenvolvidos para Windows, pois tem uma imensa parcela de usuários. Porém, isso não quer dizer que o Linux seja praticamente imune a vírus. JAMAIS!

  • Não existe esse negócio de "Praticamente Imune". Ou é imune, ou não é. A gripe tem 30 tipos de vírus, se eu tomo 29 vacinas para 29 tipos de vírus eu estou Imune à gripe?

    Deve existir o candidato praticamente aprovado, ele acertou 75% da prova. Precisava de 76%, mas está praticamente aprovado. kkkkkk

  • Questão mal elaborada.

  • Vamos mudar agora todo Mundo para o Linux,......

  • questao maluca!!!!

  • A meu ver, a questão utiliza o praticamente pra não dizer totalmente, o q seria um erro ainda maior, pois sabemos que não existe, em meio a internet, 100% de segurança.

    FFF e fiquem todos com Deus!

  • O fato do Linux não ser alvo principal dos criadores de vírus, não significa que ele é imune.

    Uma pessoa que nunca teve determinada doença, não significa que ela é imune, só não teve o contato com o vírus causador da tal doença, uma vez em contato será infectado.

    Então essa de dizer que é praticamente imune está errado. Aí o elaborado escolhe errado uma palavra, torna a questão errada, coloca o gabarito certo e o professor vem defender o gabarito, aff

  • Principio de Nishimura não deu certo desta vez. Rodei na II

  • Ou é imune ou não é !!!

    Eu iria escrever uma besteira aqui, mas serei ético. kkkk

  • não tem essa de praticamente imune a vírus. nada a ver. essa questão tá errada

  • Vamos nos informar antes de comentar?

     

    Linux, em termos mais diretos, é praticamente imune a vírus.

     

    Leia esta matéria, é uma fonte rica em informações: http://www.diolinux.com.br/2014/02/por-que-linux-android-nao-pega-virus.html

  • dizer que  é ''praticamente imune'' é sacanagem.

  • O Linux só é "praticamente imune" a vírus porque é bem menos utilizado que o Windows, por isso não seria tão interessante perder tempo fazendo vírus pra Liux enquanto pode-se afetar mais usuários com o vírus pra Windows.

  • Nada com nada essa questão, no mínimo deve ter chovido pedido de anulação pra ela, avaliador quis inventar demais.. praticamente imune kkkkkkk pqp essa foi boa

  • examinador mal intencionado do carajo

  •  P A R A S I T A S           V I R T U A I S 

  • Nem eu sou imune a vírus, quanto mais o Linux. Tenha fé, homiii
  • Linux é imune a vírus ?? O cara que eles chamam de “elaborador de questões”tá precisando estudar mais Uma coisa é ter menos vírus outra coisa é ser imune !
  • OBS: qualquer outra banca que seja SERIA e falar “imune” pode meter um errado!
  • Letra C. O item I mostra que o Windows é um software pago e o Linux é gratuito. O item II mostra uma realidade: o Windows possui mais usuários, possui mais pragas que o ataca, possibilita a execução automática sem o consentimento do usuário, enquanto que o Linux possui menos usuários, menos pragas e principalmente: exige a anuência explícita do usuário antes de executar qualquer aplicação, sendo este o motivo principal para que as pragas digitais não obtenham muitos resultados nos ataques. O item III está errado, porque todos os ambientes operacionais atuais possuem uma interface gráfica intuitiva, desde o Windows até o Linux, passando pelo Snow Leopard, Android, etc.


    Ainnn o Linux não é imune, mimimi, aiiin esse examinador mimimi.

    A questão é de 2011, naquela época de fato era remota a possibilidade de vírus no sistema Linux, hoje em dia é um pouco mais provável que com a popularização do sistema haja mais pragas para tal, mas ainda assim como explicado, o Linux exige a anuência explícita do usuário antes de executar qualquer aplicação.

  • PRATICAMENTE imune. Tem diferença de somente imune. Quer dizer que não é totalmente imune. Tem muito menos chances de ser atacado.

  • Linux não é alvo de tantos vírus porque são poucos usuários e o objetivo de um vírus é espalhar para o máximo de pessoas possíveis.

  • Linux não é imune a vírus. Essa questão cabe recurso. Pode ter certeza. Nenhuma sistema na informatica é 100 % seguro.

  • pegadinha do joca !

  • Bom, não cabe anulação. Mas essa questão é uma b05t4

  • Imune? Ta mal elaborada essa... Mesmo sendo menos provável a incidência de vírus imune jamais seria a palavra, sei lá kkk

  • hj o Linux tem interface gráfica

  • Não é imune, somente não muito utilizado. Imune seria se ele tivesse algum programa que impossibilitasse o ataque referido.

    Tinha que anular -:

  • O Linux não é imune e nem quase imune a vírus, o fato é que um vírus e criado para atingir o máximo possível de usuários e como ele tem uma minoria de clientes não faz sentido criar tantos vírus assim para ele igual acontece com Windows.

    Cabe anulação da questão.