GABARITO C: Quanto aos primeiros socorros relativos ao tratamento de fraturas, é correto afirmar que nas fraturas expostas ou abertas, deve-se, primeiramente, tratar do ferimento, pois esse tipo de fratura em geral é seguido de uma hemorragia.
No tratamento das fraturas, a primeira consideração é o controle da hemorragia e o tratamento do choque. Compressão direta e uso de curativos compressivos controlam praticamente todas as hemorragias externas encontradas na cena. Ferimentos abertos ou extremidades ósseas expostas devem ser cobertos com curativo estéril umedecido com soro fisiológico ou água estéril. A hemorragia interna é controlada primariamente pela imobilização, que também alivia a dor.
Talas rígidas,que não podem ter seu formato alterado. Essas talas requerem que a área a ser tratada seja posicionada de modo a se ajustar a seu formato. Exemplos de talas rígidas são as pranchas (de madeira, plástico ou metal), as talas de fratura e as talas infláveis. Este grupo inclui também as pranchas longas. As talas rígidas são mais adequadas para lesões em ossos longos;
Talas moldáveis, que podem ser ajustadas em diversos formatos e combinações, acomodando o membro lesionado. Exemplos de talas moldáveis incluem talas a vácuo, travesseiros, cobertores, de papelão, de malha metálica e as recobertas por espuma. São usadas nas lesões em tornozelos, pulsos e ossos longos;
Talas de tração, que são projetadas para manter a tração mecânica, auxiliando o realinhamento das fraturas. Essas talas são frequentemente usadas na estabilização de fraturas de fémur.
FONTE: PHTLS 7ªed