SóProvas


ID
3161929
Banca
VUNESP
Órgão
AresPCJ - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, para responder à questão.

Minhas queridas,

    Mais uma vez nossa amada mamãe foi presa e agora ela e o papai estão na cadeia. Meu coração sangra quando penso nela em alguma cela policial longe de casa, talvez sozinha e sem ninguém com quem conversar, e sem nada para ler. Vinte e quatro horas por dia sentindo falta de suas pequenas. Pode ser que se passem meses e até anos até que vocês a vejam de novo. Por muito tempo talvez vocês vivam como órfãs, sem seu lar e seus pais, sem o amor natural, o afeto e a proteção que a mamãe costumava lhes dar. Agora vocês não vão ter festas de aniversário nem de Natal, nem presentes, nem vestidos novos, nem brinquedos. Ela não estará aí; não terá condições de lhes dar a ajuda e a orientação de que precisam à medida que vão crescendo e novos problemas vão surgindo.
    Não é a primeira vez que a mamãe vai para a cadeia. Em outubro de 1958, apenas quatro meses antes do nosso casamento, ela foi presa com 2000 outras mulheres quando protestavam em Johanesburgo contra os passes de locomoção e ficou duas semanas na prisão. No ano passado ela cumpriu quatro dias, mas agora ela voltou para a cadeia e não sei dizer quanto tempo ficará detida desta vez. Tudo o que desejo que vocês sempre tenham em mente é que temos uma mamãe valente e determinada que ama sua gente com todo o seu coração. Ela abriu mão de prazeres e confortos por uma vida cheia de sacrifício e penúria por causa do profundo amor que ela tem por seu povo e seu país. Quando vocês forem adultas e pensarem detidamente nas experiências desagradáveis que a mamãe atravessou e na obstinação com que ela se aferrou a suas convicções, começarão a compreender a importância da contribuição dela à batalha pela verdade e pela justiça e quanto ela sacrificou de seus interesses pessoais e de sua felicidade.
(Carta de Nelson Mandela a suas filhas Zenani e Zindzi,
em 23 de junho de 1969. Veja, 11 de julho de 2018. Adaptado)

A exposição que Mandela faz às filhas permite concluir que ele

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? as alerta acerca da privação do meio familiar com a qual terão de conviver, ao mesmo tempo que exalta as qualidades da mãe delas.

    ? atitude de alerta "em verde" que perpassa por momentos de exaltação das qualidades "em vermelho" (pode ser que se passem meses e até anos até que vocês a vejam de novo. Por muito tempo talvez vocês vivam como órfãs, sem seu lar e seus pais, sem o amor natural, o afeto e a proteção que a mamãe costumava lhes dar. Agora vocês não vão ter festas de aniversário nem de Natal, nem presentes, nem vestidos novos, nem brinquedos. Ela não estará aí; não terá condições de lhes dar a ajuda e a orientação de que precisam à medida que vão crescendo e novos problemas vão surgindo).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Essa questão trabalha interpretação textual.  
    Antes de tudo, é importante saber distinguir compreensão de interpretação textual. Eis as explicações:

    Quando se fala em compreensão textual, as informações estão no texto, não há a necessidade de inferir as ideias. Geralmente, os comandos do enunciado são:

    ·         Segundo o texto...

    ·         O texto informa que...

    ·         No texto...

    Já a interpretação textual, as informações estão além do texto, é uma questão de inferência, de apreender as ideias. Geralmente, os comandos do enunciado são:

    ·         Depreende-se / infere-se / conclui-se do texto que...

    ·         É possível subentender a partir do texto que...

    ·         O texto permite deduzir que...

    ·         Qual a intenção do autor quando afirma que...

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Mandela não esconde nada sobre a real condição da mãe de suas filhas, inclusive as alerta sobre o tempo em que a mãe pode ficar na cadeia.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Ele até busca confortá-las pela perda da família, porém ele não evita despertar nelas recordações da família, ao contrário, a todo momento ele fala de como a mãe delas é valente e do profundo amor que ela tem por seu povo e país. Ademais, ele expressa um desejo, no segundo parágrafo: de que suas filhas sempre tenham em mente uma mãe valente e determinada a lutar por seu povo.

    ALTERNATIVA (C) CORRETA – Na carta dirigida às filhas, ele lamenta muito pela prisão de sua esposa, mas sempre exaltando suas qualidades. Ele também as alerta sobre a privação familiar que elas enfrentarão, visto que ele também está preso. Como ele não sabe quanto tempo sua esposa pode ficar presa, ele expõe para suas filhas que elas poderão viver como órfãs, sem lar, sem família. Esse alerta é para que elas possam estar cientes de suas condições.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – Ele lastima muito a falta da esposa, lamenta muito por sua prisão, mas, em momento algum, ele a culpa pela situação desagradável que ela criou para a vida das filhas. Por mais que não esteja escrito, pelo teor da carta, percebe-se o quão orgulho ele sente dela.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – Embora ele considere a esposa uma heroína, ele sabe e lamenta que a prisão dela pode causar transtornos familiares, pois as filhas podem viver muito tempo sem a proteção natural da família.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (C).