SóProvas


ID
3162511
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O escoamento de um curso d’água pode ser gerado por três vias, entre as quais está o:

Alternativas
Comentários
  • Escoamento Superficial Definição:

    • O escoamento superficial é o segmento do ciclo hidrológico que estuda o deslocamento das águas na superfície da Terra.

    • O estudo considera o movimento da água partir da menor porção de chuva que, caindo sobre um solo menor porção de chuva que, caindo sobre um solo (a) saturado de umidade ou (b) impermeável, escoa pela sua superfície, formando sucessivamente: – enxurradas ou torrentes, – córregos, ribeirões, rios e – lagos ou reservatórios de acumulação.

    Tipos de Escoamento

    • Escoamento superficial: representa o fluxo das águas sobre a superfície do solo da bacia hidrográfica e pelos seus múltiplos canais.

    • Escoamento subsuperficial: é o fluxo que se dá logo abaixo da superfície, na altura das raízes da logo abaixo da superfície, na altura das raízes da vegetação.

    • Escoamento subterrâneo: corresponde ao fluxo devido à contribuição do aquífero (região saturada do solo com água em movimento) aos canais superficiais (rede de drenagem).

  • DEFLÚVIO é o processo pelo qual a água da chuva precipitada na superfície da terra, flui, por ação da gravidade, das partes mais alta para as mais baixas, nos leitos dos rios e riachos

    O escoamento de base (base flow), é constituído basicamente do escoamento subterrâneo, é o responsável pela alimentação do curso d’água.

    Escoamento superficial é aquele que ocorre livremente na superfície terrestre sobre uma película de água aderida ao solo

    Subsuperficial acontece dentro da parte vazia do solo, entre os grãos, partículas e materiais semidecompostos relativamente soltos

    GABARITO A