SóProvas


ID
3162871
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A definição de risco de auditoria, para efeito dos princípios fundamentais de auditoria do setor público, significa risco de que

Alternativas
Comentários
  • ISSAI 100

    Risco de auditoria

    40. Os auditores devem gerenciar os riscos de fornecer um relatório que seja inadequado nas circunstâncias da auditoria. O risco de auditoria é o risco de que o relatório de auditoria possa ser inadequado.

    O auditor executa procedimentos para reduzir ou administrar o risco de chegar conclusões inapropriadas, reconhecendo que as limitações inerentes a todas as auditorias significam que uma auditoria nunca pode fornecer absoluta certeza da condição objeto.

    GAB. E

  • NBA TA 200 (R1) - ITEM 13. (c); (e); (n):

    (c) Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante.

    O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.RA = D + DR (i + ctrl)

    RISCO DE AUDITORIA (RA) = RISCO DE DETECÇÃO (D) + RISCO DE DISTORÇÕES RELEVANTES [DR - que se subdivide em: risco inerente (i) + risco de controle(ctlr)]

    (e) Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.

    (n) Risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria. Consiste em dois componentes, descritos a seguir no nível das afirmações:

    (i) risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação,saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de

    quaisquer controles relacionados;

    (ii) risco de controle é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.

  • O risco de auditoria é o risco de que o relatório de auditoria possa ser inadequado.