SóProvas


ID
3163099
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I: As línguas do passado eram como as de hoje? (trecho)


      Quando os linguistas afirmam que as línguas khoisan1 , ou as línguas indígenas americanas, são tão avançadas quanto as grandes línguas europeias, eles estão se referindo ao sistema linguístico. Todas as características fundamentais das línguas faladas no mundo afora são as mesmas. Cada língua tem um conjunto de sons distintivos que se combinam em palavras significativas. Cada língua tem modos de denotar noções gramaticais como pessoa (“eu, você, ela”), singular ou plural, presente ou passado etc. Cada língua tem regras que governam o modo como as palavras devem ser combinadas para formar enunciados completos.

T. JANSON

(A história das línguas: uma introdução. Trad. de Marcos Bagno. São Paulo:

Parábola, 2015, p. 23)

1 Refere-se à família linguística africana cuja característica destacada nos estudos de linguagem se vincula à presença de cliques

A tese central do trecho é apresentada, na primeira frase, por meio da seguinte estratégia:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Quando os linguistas afirmam que as línguas khoisan, ou as línguas indígenas americanas, são tão avançadas quanto as grandes línguas europeias, eles estão se referindo ao sistema linguístico. 

    ? Em destaque temos uma correlação que marca uma conjunção subordinativa comparativa (tão... quanto); logo temos a resposta como letra "c".

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Letra C

    "Todas as características fundamentais das línguas faladas no mundo afora são as mesmas". Na minha humilde opinião, a tese central do texto está contida nesse trecho. É a primeira afirmação do autor. O primeiro período do texto, de cunho adverbial, é uma estratégia do ponto de vista argumentativo. Ali, não consta a tese central. Alguém concorda?