SóProvas


ID
3163120
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I: As línguas do passado eram como as de hoje? (trecho)


      Quando os linguistas afirmam que as línguas khoisan1 , ou as línguas indígenas americanas, são tão avançadas quanto as grandes línguas europeias, eles estão se referindo ao sistema linguístico. Todas as características fundamentais das línguas faladas no mundo afora são as mesmas. Cada língua tem um conjunto de sons distintivos que se combinam em palavras significativas. Cada língua tem modos de denotar noções gramaticais como pessoa (“eu, você, ela”), singular ou plural, presente ou passado etc. Cada língua tem regras que governam o modo como as palavras devem ser combinadas para formar enunciados completos.

T. JANSON

(A história das línguas: uma introdução. Trad. de Marcos Bagno. São Paulo:

Parábola, 2015, p. 23)

1 Refere-se à família linguística africana cuja característica destacada nos estudos de linguagem se vincula à presença de cliques

A noção de polifonia se sustenta na ideia de que:

Alternativas
Comentários
  • Em linguística, polifonia é, segundo Mikhail Bakhtin a presença de outros textos dentro de um texto. A acertativa que mais se aproxima é a " cada texto produz sentido a partir de sua relação com outros textos" Letra C

  • A letra C é a mais indicada, pois, a polifonia no texto, sugere que tenhamos as vozes ativa e passiva , além de, ao alternarmos a voz da oração do texto, não seja necessária a mudança da concordância verbal.

    Ex: A) Há universais linguísticos que organizam toda a produção verbal (Voz ativa)

    C) Cada texto produz sentido a partir de sua relação com outros textos

  • "Cada língua tem um conjunto de sons distintivos que se combinam em palavras significativas."

    Esse trecho destacado está intrisicamente ligado à alternativa C, vejam:

    Ccada texto produz sentido a partir de sua relação com outros textos

    Veja que os dois enunciados trazem um definição de algo que "se junta", relaciona-se". No trecho, por mim destacado, são sons distintos que se relacionam para formarem palavras dotadas de significado, já na alternativa C, cada texto distinto se relaciona com outros para produzirem um sentido completo. Perceba que a lógica é a mesma, porém em proporções diferentes, um apenas fala de sons distintos que formam palavras dotadas de significado, o outro fala de textos (que, por sinal, são formados por palavras) que se completam para formarem um sentido maior, mais completo.