SóProvas


ID
3163249
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

I. “A história de toda a sociedade que até hoje existiu é a história da luta de classes”
II. “A História é filha do seu tempo”
III. “A História não é mais do que uma aplicação dos documentos”

A leitura das citações acima evidencia que essas se referem, respectivamente, às seguintes escolas históricas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A teoria marxista da história é pautada pelo materialismo histórico. Essa expressão foi cunhada por Karl Marx e Friederich Engels no livro O Capital. Profundamente inspirada pelos trabalhos de Hegel o materialismo histórico prega que o trabalhador deve romper com a classe burguesa através da tomada de consciência de classe. Para isso o materialismo histórico prega primeiro o fim da idealização da história, isto é, abolir com a história tradicional do grande homem. O materialismo histórico (eu sei estou me repetindo) prega também que uma sociedade deve ser estudada e entendida pelos seus meios de produção, isto é, como ela faz pra se manter ativa e viva. A relação trabalho e produção é o que explicaria tanto a história quanto a sociedade.

    A Escola dos Annales (École des Annales) foi criada pelos historiadores Lucien Febvre e March Bloch na primeira metade do século XX. A principal contribuição da Escola dos Annales foi aproximar a sociologia da história. Trazendo notáveis contribuições como a noção de tempo histórico, Ferdnand Braudel em O Mediterrâneo. Também criou a noção de mentalidade histórica, nela o indivíduo pensa e age de uma determinada maneira por ser um produto do meio histórico que vive. A Escola dos Annales permanece viva até hoje e divide-se em quatro gerações. A última geração busca estudar a história cultural e tem como um expoente George Duby.

    A Escola Metódica surgiu na França do final do século XIX. Ao contrário das demais teorias da questão essa é a menos crítica. Buscou aproximar a história das ciências naturais e criou métodos de como a História (com H maiúsculo é a disciplina) deve ser escrita. Aqui a primazia das fontes primárias vale como formulação da verdade. É nessa escola de pensamento que o historiador criou hierarquização de fontes. A paleografia (estudo da escrita), numismática (estudo de moedas e medalhas) e heráldica (estudo de bandeiras e símbolos nacionais) tornam-se essenciais para Escola Metódica. É muito representada no cinema pelo historiador rico e colecionista com conhecimento enciclopédico de um povo e determinado período.