SóProvas


ID
3163288
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A partir de fins do século XVI a Coroa aprende a fazer os rios coloniais correrem para o mar metropolitano; os colonos compreendem que o aprendizado da colonização deve coincidir com o aprendizado do mercado, o qual será – primeiro e sobretudo – o mercado reinol. Só assim podem se coordenar e se completar a dominação colonial e a exploração colonial. [...]
Já no século XVII, o tráfico atlântico de africanos modifica de maneira contraditória o sistema colonial, e os interesses luso-brasileiros ou, melhor dizendo, brasílicos, se cristalizam nas áreas escravistas sul-americanas e nos portos africanos de trato [...] carreiras bilaterais vinculam diretamente o Brasil à Àfrica Ocidental”.
ALENCASTRO, Luiz Felipe. O trato dos viventes: formação do Brasil no
Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.(adaptado).

Conforme o entendimento do autor citado, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

  • Letra A definição sucinta do exclusivo metropolitano.

    Alguém vê o erro?

  • Justificativa para alternativa A estar incorreta:

    A) a colonização portuguesa promoveu relações comerciais exclusivas entre as colônias e a metrópole, inviabilizando, a um só tempo, tanto o comércio com outros reinos europeus concorrentes e, por extensão, seus respectivos espaços ultramarinos, como também as trocas com outras colônias portuguesas. A parte em vermelho está INCORRETA, pois nessa época existia o "comércio triangular " que é a expressão utilizada para designar um conjunto de relações comerciais dirigidas por países europeus entre as metrópoles e os vários domínios ultramarinos, de carácter transcontinental apoiado em três vértices geopolíticos e econômicos: Europa, África e América (Norte, Centro e Sul)

  • Alguém sabe o por quê da B estar errada? Define muito bem o Antigo Regime dos Trópico de FRAGOSO e GOUVEIA

  • As questões me parecem excessivamente dúbias, sendo difícil, portanto, saber qual está verdadeiramente correta. Mais parece a associação de leituras históricas diversas, mas não necessariamente conflitantes, que caíram de repente numa mesma questão. Confesso não entender, embora tenha chutado a "D".

  • Exclusivo metropolitano não significa comércio somente com Portugal e sim com o Império português (incluindo aí suas colônias), ou seja o Brasil comercializava e muito com a África (Angola.)

    O erro ta aqui:

    "inviabilizando, a um só tempo, tanto o comércio com outros reinos europeus concorrentes e, por extensão, seus respectivos espaços ultramarinos, como também as trocas com outras colônias portuguesas"