SóProvas


ID
3163834
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é um instrumento promotor do uso racional e orientador do financiamento de medicamentos na assistência farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Esta lista de medicamentos deve ser construída a partir de uma avaliação que considere as informações de eficácia, efetividade, segurança, custo e disponibilidade obtidas a partir das melhores evidências científicas disponíveis.
( ) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é o órgão colegiado responsável pela avaliação dos pedidos de incorporação, ampliação de uso, exclusão de tecnologias e elaboração da Rename.
( ) A Rename 2016 é a versão atualmente utilizada no Brasil.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • QUEM TOMA CONTA DA LISTA RENAME É O MINISTÉRIO DA SAUDE

    É ATUALIZADA A CADA 2 ANOS. A QUESTAO É DE 2019, LOGO O RENAME EM QUESTÃO É UM MAIS RECENTE

  • ( V ) Esta lista de medicamentos deve ser construída a partir de uma avaliação que considere as informações de eficácia, efetividade, segurança, custo e disponibilidade obtidas a partir das melhores evidências científicas disponíveis.

    ( F ) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é o órgão colegiado responsável pela avaliação dos pedidos de incorporação, ampliação de uso, exclusão de tecnologias e elaboração da Rename.

    Justificativa: A Conitec é um órgão colegiado de caráter permanente, que tem como objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à análise e à elaboração de estudos de avaliação dos pedidos de incorporação, ampliação de uso, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde; e na constituição ou na alteração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDTs).

    ( F ) A Rename 2016 é a versão atualmente utilizada no Brasil.

    Justificativa: é a de 2018.

    Fonte: Rename 2018 ( publicada em Novembro/2018)

    http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/dezembro/17/170407M2018final.pdf

  • Tenta só mais hoje... vai dar tudo certo.