SóProvas


ID
3163915
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças genéticas são aquelas que envolvem alterações em um ou mais genes. No caso de doenças monogênicas conhecidas, o diagnóstico mais frequente é feito pela técnica que detecta a presença da proteína codificada pelo gene alterado. No caso de um paciente que tem deficiência em uma proteína de transporte, assinale a alternativa correta que descreve uma proteína de transporte e uma doença causada pela deficiência desta proteína, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  •  talassemia é uma forma de anemia crônica (reduçáo de hemoglobna)

  • A talassemia é uma forma de anemia crônica, de origem genética (hereditária), ou seja, passada dos pais para os filhos. Não é transmitida pelo sangue, ar, água, contato físico ou sexual e não é causada por deficiência na alimentação, carência de vitaminas ou sais minerais.

     

    A talassemia faz parte de um grupo de doenças do sangue (hemoglobinopatias) caracterizadas por defeito genético que resulta em diminuição da produção de um dos dois tipos de cadeias que formam a molécula de hemoglobina. Dependendo dos genes envolvidos, o defeito é identificado como a-talassemia (defeito na cadeia alfa) ou b-talassemia (defeito na cadeia beta).

     

    Embora haja outros tipos de talassemia, o mais comum no Brasil e no mundo é a beta-talassemia que, dependendo de sua gravidade, se divide em três grupos principais: talassemia minortalassemia major e talassemia intermédia.

    Hemoglobina: proteína que transporta O2

    fonte: http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/gestor/homepage-old2/acesso-rapido/grupo-de-sangue-componentes-e-derivados-hemorrede/o-que-e-talassemia

  • Estadual = STF

    Federal = STJ

  • Proteina de transporte so pode ser hemoglobina