SóProvas


ID
3164860
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Que hay de cierto en la fábula de la cigarra y la hormiga


Cuenta una conocida fábula que, tras pasar todo un verano cantando y ociosa, una cigarra se encontró sin alimento y decidió pedir a su vecina, la hormiga algo que llevarse a la boca. Esta le ofreció granos de arroz acompañados de una moraleja: más vale prevenir que lamentar. ¿Merecen su fama de previsoras y afanosas las hormigas? Sin duda. Las hormigas cortadoras de hojas (Atta cephalotes), por ejemplo, son consideradas las primeras agricultoras del planeta, dedicadas a cortar, acarrear e integrar hojas en el jardín de hongos del que se alimentan. Otro dato curioso es que se ha comprobado que, prácticamente en todas las especies de hormigas, las más ancianas asumen trabajos de mayor riesgo. De acuerdo con Dawid Moron de la Universidad de Jagiellonian (Polonia), esto se debe a que es mejor para la colonia sacrificar una vida que está cerca de su fin que a un individuo joven.

En cuanto a las cigarras, no se les puede acusar de perezosas. Lo que sí es cierto es que los machos pasan el verano “cantando” — un sonido que producen con unas membranas llamadas timbales — y encaramados a un árbol, de cuya savia se alimentan.

Disponível em: www.muyinteresante.es. Acesso em: 31 out. 2012 (adaptado).


A fábula é um gênero de ampla divulgação frequentemente revisitado com diversos objetivos. No texto, a fábula A cigarra e a formiga é retomada para

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta correta, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está errada. De fato, o foco do gênero fábula é apresentar uma moral ao final da história, no entanto, no texto acima, a fábula da cigarra e da formiga não foi citada com esse objetivo.
    B) Essa alternativa está errada, pois a retomada da fábula A cigarra e a formiga não ocorre para reforçar o esterótipo de que cigarras são preguiçosas.
    C) Essa alternativa está certa, pois o autor do texto cita a fábula para exemplificar, descrever o comportamento dos dois insetos na vida real.
    D) Essa alternativa está errada, pois o autor não demonstra, em momento algum, que as formigas são superiores em relação às cigarras.
    E) Essa alternativa está errada, pois o autor não estabelece, no texto, relação social entre os dois insetos na natureza.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa C.

    Gabarito dado pela banca: letra C.
    Gabarito do professor: letra C.







  • Esse trechos"en todas las especies de hormigas, las más ancianas asumen trabajos de mayor riesgo. De acuerdo con Dawid Moron de la Universidad de Jagiellonian (Polonia), esto se debe a que es mejor para la colonia sacrificar una vida que está cerca de su fin que a un individuo joven."

    "En cuanto a las cigarras, no se les puede acusar de perezosas. Lo que sí es cierto es que los machos pasan el verano “cantando” — un sonido que producen con unas membranas llamadas timbales — y encaramados a un árbol, de cuya savia se alimentan."

    Está descrevendo o comportamento da formiga e da cigarra na natureza e não como na alternativa A que diz que está apresentando algum ensinamento moral sendo que só ta sendo explicado a função das mesmas e na B que é reforçar o estereótipo associado às cigarras. já que eles só estão explicando o papel da formiga e da cigarra na natureza e não só da cigarra como mostra na alternativa.

  • O que é verdade na fábula do gafanhoto e da formiga

    Uma conhecida fábula conta que, depois de passar um verão inteiro cantando e ociosa, uma cigarra se viu sem comida e resolveu pedir a sua vizinha, a formiga, algo para colocar em sua boca. Ela lhe ofereceu grãos de arroz acompanhados de uma moral: melhor prevenir do que remediar. As formigas merecem sua reputação de serem perspicazes e ávidas? Sem dúvida. As formigas cortadeiras (Atta cephalotes), por exemplo, são consideradas as primeiras agricultoras do planeta, dedicando-se a cortar, carregar e integrar as folhas no jardim de fungos de que se alimentam. Outro fato curioso é que está comprovado que, em praticamente todas as espécies de formigas, as mais velhas assumem trabalhos de maior risco. De acordo com Dawid Moron, da Universidade Jagiellonian (Polônia), isso ocorre porque é melhor para a colônia sacrificar uma vida que está se aproximando do fim do que um jovem.

    Quanto às cigarras, não podem ser acusadas de preguiça. O certo é que os machos passam o verão “cantando” - som que produzem com membranas chamadas tímpanos - e empoleiram-se em uma árvore, de cuja seiva se alimentam.