SóProvas


ID
3164986
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.

2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.

3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.

4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.

5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.

6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificiência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.

MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. In: TELES, G. M. Vanguardas europeias e Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.


O documento de Marinetti, de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a

Alternativas
Comentários
  • Resolução: O Futurismo propõe a incorporação das novidades tecnológicas à arte. Nesse manifesto, a passagem “... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia” evidencia a apologia ao mundo moderno, tecnológico.

    Resposta: B

    Objetivo

  • O objetivo dos futuristas era descartar a arte do passado e introduzir uma nova era que rejeitava a tradição e celebrava a mudança, a originalidade e a inovação na cultura e na sociedade. O manifesto futurista original de 1909, escrito por Marinetti, exaltou a beleza da máquina e a nova tecnologia do automóvel, com sua velocidade, seu poder e seu movimento.

    Resposta: B

  • ao analisar o texto fica claro que e a letra (B) inovação tecnológica.

    pontos no texto que chama a atenção :

    queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.

    mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade.

    Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.

     homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.

  • Letra B

    Uma das maiores características do futurismo era o culto a inovações tecnológicas, algo que o próprio nome do movimento já diz.

  • Com uma boa interpretação, é possível identificar o que a questão está pedindo.

    Reposta: B

    Trecho a respeito: Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia..

  • O futurismo busca cultuar o novo, o tecnologico rompendo assim com o passado e as tradiçoes. letra B
  • Para quem ficou na dúvida entre a B e a E, o futurismo não busca fazer manutenção ele busca fazer inovação, manutenção seria pegar o velho e fazer reajustes que totalmente contrário ao ideal do Futurismo.

  • Para quem ficou na dúvida entre a B e a E, o futurismo não busca fazer manutenção ele busca fazer inovação, manutenção seria pegar o velho e fazer reajustes que totalmente contrário ao ideal do Futurismo.

  • Projeto Enem com correção de Redação

    ✅ Notas de acordo com cada competência .

    ✅ Detalhamento do que pode ser melhorado em cada parágrafo .

    ✅ Dicas sobre o que deve estudar.

    Pacotes:

    1 redação: R$8,00

    2 redações: R$10,00

    Whatsapp para contato

    21985748011

    Professora Ana Paula

  • Futurismo > Tecnologia > Inovação

  • Nem precisei ler o texto, quem sabe o básico sobre escolas literárias matava essa questão imediatamente