SóProvas


ID
3165046
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A cidade medieval é, antes de mais nada, uma sociedade da abundância, concentrada num pequeno espaço em meio a vastas regiões pouco povoadas. Em seguida, é um lugar de produção e de trocas, onde se articulam o artesanato e o comércio, sustentados por uma economia monetária. É também o centro de um sistema de valores particular, do qual emerge a prática laboriosa e criativa do trabalho, o gosto pelo negócio e pelo dinheiro, a inclinação para o luxo, o senso da beleza. É ainda um sistema de organização de um espaço fechado com muralhas, onde se penetra por portas e se caminha por ruas e praças e que é guarnecido por torres.

LE GOFF, J.; SCHMITT, J.-C. Dicionário temático do Ocidente Medieval. Bauru: Edusc, 2006.


No texto, o espaço descrito se caracteriza pela associação entre a ampliação das atividades urbanas e a

Alternativas
Comentários
  • Resolução: A descrição das cidades medievais feita por Le Goff enfatiza a importância do controle sobre o acesso à cidade, protegida por muralhas e um certo número de portas fortificadas. Esse aparato defensivo, necessário em uma época extremamente belicosa quanto o período citado, foi copiado dos castelos medievais, tão significativos no contexto do feudalismo. (Objrtivo)

    Resposta: E

  • Prova Azul - Questão 60

  • Nesse caso, é uma questão mais de interpretação com cunho histórico.

  • Letra E

    As cidades medievais se tornaram sobretudo na baixa idade média um espaço de trocas comerciais centrada em uma economia monetária. Apesar do contraste com o ambiente feudal as cidades mantiveram elementos arquitetônicos dos feudos, como as muralhas.

  • O próprio enunciado joga a resposta de forma descarrada:

    " É ainda um sistema de organização de um espaço fechado com muralhas, onde se penetra por portas e se caminha por ruas e praças e que é guarnecido por torres. "

  • "A cidade medieval é, antes de mais nada, uma sociedade da abundância, concentrada num pequeno espaço em meio a vastas regiões pouco povoadas. Em seguida, é um lugar de produção e de trocas, onde se articulam o artesanato e o comércio, sustentados por uma economia monetária. É também o centro de um sistema de valores particular, do qual emerge a prática laboriosa e criativa do trabalho, o gosto pelo negócio e pelo dinheiro, a inclinação para o luxo, o senso da beleza. É ainda um sistema de organização de um espaço fechado com muralhas, onde se penetra por portas e se caminha por ruas e praças e que é guarnecido por torres."

    Toda parte sublinhada é o que diz respeito a ampliação das atividades urbanas que o comando da questão falou. O que nos resta? O trecho em vermelho, que fala sobre a proteção das cidades.

    A única que fala sobre isso é a alternativa E. Questão que exige apenas interpretação.

  • Questão interpretativa, a resposta está no texto!