SóProvas


ID
3165052
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A maior parte das agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas ocorrem em locais públicos (57%).É na rua, na via pública, que tiveram lugar mais de 2/3 das agressões, geralmente em locais próximos às casas de culto dessas religiões. O transporte público também é apontado como um local em que os adeptos das religiões de matrizes africanas são discriminados, geralmente quando se encontram paramentados por conta dos preceitos religiosos.

REGO, L. F.; FONSECA, D. P. R.; GIACOMINI, S. M. Catografia social de terreiros no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro:PUC-Rio, 2014.


As práticas descritas no texto são incompatíveis com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática porque

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Resolução: A liberdade religiosa é parte das garantias básicas fundamentais de uma sociedade laica e democrática. Trata-se de um direito civil apoiada nas liberdades individuais, logo as agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas vão contra os pressupostos da diversidade e afrontam as bases do Estado democrático de direito. (Nacional Online)

  • Letra E

    É possível resolver por eliminação...

    A - No texto foi dito o contrario

    B - No texto também foi dito o contrario

    C - Nada haver

    D- No texto também foi dito o contrario

    E - CORRETO, pois foi falado que as religiões de matrizes Africanas são discriminadas, e também foi dito que há agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes Africanas.

  • Sociedade Laica: Liberdade de crer em qualquer religião ou não crer em nenhuma.

    A prática citada no texto confronta a sociedade laica pois restringe essa liberdade de crença.

    LETRA E

  • Letra E

    Um estado de direto laico e democrático é baseado em princípios de igualdade e liberdade. Isso inclui a dimensão religiosa da vida e uma sociedade baseada nesses preceitos deve assegurar a livre pratica do credo. Nesses tempos, o estado não deve defender uma religião em si, mas garantir essa liberdade no interior da sociedade e combater a intolerância religiosa.

  • Questão interessante para testar a ética da pessoa.