-
Gabarito: D
Resolução:
O texto apresenta uma fala do Papa Francisco sobre o processo de globalização. Seu ponto de vista converge com o pensamento do geógrafo brasileiro Milton Santos que trata a globalização como um fenômeno excludente. A substituição descrita pelo papa da “globalização de exclusão e da indiferença” está relacionada com o caráter de difusão das práticas capitalistas, principalmente pela atuação das empresas transnacionais, geradoras de disparidades econômicas e desigualdades sociais. A “globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres” remete às possiblidades da globalização como uma alternativa da difusão de práticas democráticas e igualitárias entre os povos, devido ao desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte que conectam a sociedade e promovem as trocas e vivências culturais
Créditos: Nacional Online
-
-
D
Disparidade econômica
-
Um dos aspetos da globalização é o crescimento das desigualdades, da disparidade econômica. No texto, o Papa Francisco faz uma critica a esse aspecto e pede uma nova globalização, a da esperança.
Letra D
-
DISPARIDADE = característica do que é díspar; Desigualdade, diferença.
-
Gabarito letra D
A abordagem feita na questão deixa claro que, para o Papa Francisco, “a justa distribuição dos frutos da terra e do trabalho humano não é mera filantropia, sendo, acima de tudo, um dever moral (...) as grandes economias mundiais sacrificam o homem sob os pés do ídolo dinheiro”. A questão evidência uma crítica ao atual modelo econômico, que intensifica as disparidades econômicas com repercussão direta no aprofundamento da pobreza.
-
Letra D
A questão solicita a indicação de alternativas que faz uma critica a globalização a partir do discurso do sumo pontífice católico, que aponta para a necessidade de redução das diferenças na sociedade, as quais também são resultados da disparidade econômica.
-
O texto fala sobre as desigualdades de um mundo globalizado, suas consequências. Muitas pessoas não tem acesso aos meios de comunicação e nem ao básico para viver, na fala do papa "deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença” deixa claro isso. E como a questão pergunta qual a CRITICA do texto, a resposta só poderia ser a letra D, "Disparidade econômica", o que dificultou para mim foi a palavra "disparidade", por não ter uma noção do significado certo dela, mas era a que mais fazia sentido.