SóProvas


ID
316549
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em avaliação periódica dos colaboradores de uma determinada empresa, foram utilizadas medidas antropométricas para avaliação do estado nutricional. A análise constatou:
I. A obesidade androide, situação que representa o excesso de gordura abdominal, representa maior risco à saúde do indivíduo.

II. A combinação do IMC elevado associado ao tabagismo, à hipertensão, à dislipidemia, entre outros pode levar a riscos diferentes de adoecer.

III. Valores socioeconômicos relacionados ao excesso de peso podem variar de uma sociedade para outra e em diferentes contextos históricos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • A obesidade androide é caracterizada pelo acúmulo de tecido adiposo na metade superior do corpo, sobretudo no abdômen. Essa distribuição de gordura, também conhecida como maçã, é a mais prejudicial a saúde, pois a gordura localizada dessa forma fica mais próxima a órgãos vitais, como rins, fígado, pâncreas, comprometendo seu funcionamento. 

    A combinação do IMC (índice de massa corpórea) elevado associado ao tabagismo, à hipertensão, à dislipidemia, entre outros elevam o risco cardiovascular.

    Observa-se que em países industrializados o desenvolvimento da obesidade é mais acentuado nas classes socioeconômicas (CSE) mais baixas, enquanto nos países em processo de industrialização, como é o caso do Brasil, embora se observe uma taxa de crescimento mais acentuada nas CSE mais baixas, a maior ocorrência se dá nos estratos socioeconômicos mais elevados. Logo, embora o processo histórico seja interferente há outras implicações importantes no desenvolvimento da obesidade.

    Resposta A

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : obesidade / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

    Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95(1 supl.1): 1-51

  • O contexto "riscos diferentes de adoecer" presente na alternativa II não invalida ela pois IAM AVC ou Trombose venosa profunda apesar de doenças cardiovasculares podem ser consideradas diferentes por N motivos e um desse motivos é o órgão alvo afetado por cada. Questão mal elaborada.